A Segundeira da CGAN desta semana convida a todos que têm alguma experiência que relacione as práticas integrativas e complementares às práticas de segurança alimentar e nutricional, promoção à saúde, promoção da alimentação adequada e saudável, entre outras, para submissão de trabalhos no I Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública e no III Congresso Internacional de Ayurveda. A submissão estará aberta até o dia 07/02/2018.

Sugestões de brincadeiras tradicionais para a criançada se divertir e movimentar o corpo foram abordadas pelo Portal Saúde Brasil e replicadas no nosso informativo desta semana. Pega-pega, esconde-esconde, pique-bandeira, amarelinha, pular corda e outras atividades lúdicas podem ser jogadas junto com os pais!

Mais uma notícia sobre os dados do Vigitel 2016 foi publicada. Essa semana foi a Agência Nacional de Saúde Suplementar que lançou mão dos dados para publicar matéria em seu site sobre o elevado número de indivíduos com excesso de peso e obesidade entre os beneficiários de planos de saúde.

No bloco “Espaço dos Estados”, uma das notícias publicadas fala sobre a preocupação da Secretaria Municipal de Educação de Maceió em proporcionar segurança alimentar e nutricional na escola e garantir uma comida fresca e saudável. Os merendeiros da rede municipal participaram de formações e palestras sobre educação e cultura alimentar, produção agrícola alagoana e os benefícios da utilização de insumos da agricultura familiar paralelamente a oficinas culinárias.

O bloco “De Olho na Evidência” fala de artigo interessante que estudou a opinião publica sobre a taxação de bebidas adoçadas, como refrigerantes, néctares e chás prontos para o consumo.

Leia isso tudo e muito mais na Segundeira!


Para acessar as notícias, baixe aqui a Segundeira da CGAN desta semana.

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.