Nessa semana, a Segundeira fala sobre o lançamento de cinco novas publicações da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, que ocorreram no 25º CONBRAN, no dia 19 de abril. Uma das publicações foi o material: Alimentação Cardioprotetora: Manual de Orientações para Profissionais de Saúde da Atenção Básica, elaborado pelo Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan Americana de Saúde. Além do manual, foi produzido uma cartilha, seguindo também as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, com mesmo conteúdo, mas com linguagem mais simples e explicativa voltada para usuários. As demais publicações consistem numa série de materiais para apoiar gestores e profissionais da saúde e da educação no planejamento, na organização e na implementação das ações de promoção da alimentação adequada e saudável nas creches e nas escolas. Confira mais sobre os materiais na Segundeira.

Confira o tema da semana Saúde na Escola 2018, que se inicia a partir desta segunda-feira (23) até sexta-feira (27). Durante esse período, equipes de saúde e de educação trabalharão ações de conscientização e prevenção à saúde envolvendo estudantes, professores, pais e funcionários que fazem parte do ambiente escolar. Neste ano, a mobilização traz como tema principal o enfrentamento ao excesso de peso e à obesidade infantil, além da importância da atualização da vacinação com base caderneta de saúde da criança, entre outros acompanhamentos.

Veja como foram as rodas de conversa do Ministério da Saúde no CONBRAN sobre ações efetivas para prevenção e controle da obesidade e a importância de falar sobre alimentação adequada e saudável para crianças e adolescentes no âmbito escolar.

Aliança para Alimentação Saudável desenvolveu programação especial no CONBRAN trazendo talk shows sobre publicidade infantil, rotulagem, tributação, Direito Humano à Alimentação Adequada, conflito de interesses, amamentação e uma conversa desgourmetizadora com Rita Lobo.

Veja na íntegra a publicação da Estratégia Intersetorial para a Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos no Brasil.

O quadro “De olho na evidência” traz notícia sobre a relação entre a veiculação de comerciais de comidas de baixo valor nutricional, as chamadas ‘junk food’, com os horários mais comuns em que crianças assistem televisão. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores analisaram mais de 30 mil horas de programação de uma emissora australiana. Veja também Estudo que liga diabetes do tipo 1 à proximidade de fast-foods.

No “Implementando o Guia Alimentar para população Brasileira” conheça algumas dicas sobre café da manhã.

No bloco “Saiu na mídia” confira notícia sobre a contribuição do Sobrepeso e obesidade no número de casos de câncer por ano no Brasil e sobre a reivindicação de entidades à ANVISA para urgência na abertura de consulta pública sobre rotulagem de alimentos.

Confira!

Para acessar as notícias, baixe aqui a Segundeira da CGAN  (http://ecos-redenutri.bvs.br/tiki-download_file.php?fileId=1780) desta semana.

  • A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.

Fonte: RedeNutri