Também foram notícias na Segundeira a Publicação de novas Portarias do Programa de financiamento das ações de Alimentação e Nutrição – FAN. Tratam-se das Portarias Nº 3799 de 26 de dezembro de 2017(external link) e Nº 3943, de 28 de dezembro de 2017(external link), que estabelecem incentivos de custeio para a estruturação e implementação de ações de alimentação e nutrição, com base na PNAN. A primeira destina-se às Secretarias de Saúde de 319 municípios que possuem população entre 30.000 e 39.870 habitantes (IBGE 2017), enquanto a segunda contempla 449 municípios com população compreendida entre 39.870 e 78.800 habitantes (IBGE 2017).

O informativo traz ainda matéria que fala sobre a prorrogação do prazo para entrada única pelo E-SUS de dados de antropometria e consumo alimentar do SISVAN. Entre as atividades desenvolvidas pelos estados destacam-se a realização de discussão sobre a PNAN no município de Cuiabá, o lançamento do Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis (DANTs) do estado do Espírito Santo e a I Mostra de experiências inovadoras no SUS do Distrito Federal, tendo três experiências premiadas na temática de alimentação e nutrição.

O ‘De Olho na Evidência’ traz a divulgação do suplemento especial de janeiro de 2018 da Revista Public Health Nutrition (PHN) sobre ultraprocessamento de alimentos. Os editores Bridget Kelly e Enrique Jacoby convidaram diversos especialistas de vários países para avaliarem o consumo de alimentos ultraprocessados e sua relação com qualidade da alimentação e saúde das populações de seus países.  O resultado pode ser conferido nos 26 artigos científicos assinados por pesquisadores de universidades e centros acadêmicos de vários países, incluindo Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Inglaterra, México, Nova Zelândia, Líbano e Uruguai. Dois artigos são assinados por pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP), liderado por Carlos Monteiro, professor titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP/USP). Traz ainda a divulgação do E-book gratuito ‘Alimentação e Nutrição’, organizado pela equipe do TelessaúdeRS-UFRGS.

Confira!

Para acessar as notícias, baixe aquia Segundeira da CGAN  desta semana.

A Segundeira da CGAN é o informativo semanal da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, na qual são apresentadas as principais notícias da semana, agendas previstas da Coordenação, além de trazer atualizações sobre evidências científicas, textos de apoio para a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e atividades realizadas nos municípios e estados relacionados à agenda de alimentação e nutrição no SUS e monitoramento de alguns programas.