sexta, 20 de julho de 2018

Alimentação escolar é tema de encontro em Brasília

Alimentação escolar é tema de encontro em Brasília

por Rebrae 21/06/18

Evento reúne representantes de centros colaboradores e de secretarias estaduais de educação

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realiza nesta semana, em Brasília, o 5º Encontro dos Cecanes (Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar), que objetiva a troca de experiências e conhecimentos técnicos sobre a gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O evento também busca um estreitamento de relações entre secretarias estaduais de educação e representantes dos centros colaboradores.

“É muito importante que haja essa aproximação entre os gestores estaduais e os integrantes dos Cecanes, que são braços do FNDE atuando junto às redes de ensino e aos demais atores envolvidos na execução do Pnae, como nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e agricultores familiares”, ressalta o diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa.

Além de integrantes dos 16 Cecanes parceiros do FNDE, o encontro conta com representantes de 20 secretarias estaduais, conselheiros de alimentação escolar, gestores e técnicos do FNDE, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU) e de outros órgãos envolvidos na gestão do Pnae. No total, são mais de 100 participantes no encontro, que começou na terça-feira, dia 19, e segue até hoje, quinta-feira, no auditório do Edifício-Sede do FNDE, em Brasília.

Segundo a coordenadora-geral do Pnae, Karine dos Santos, o encontro ainda serve para nivelar a atuação dos Cecanes, seja ao prestar assessoria a estados e municípios, ao fazer pesquisas sobre a gestão do Pnae e também ao capacitar os agentes envolvidos na execução do programa. ”Esta também é uma excelente oportunidade para saber quais as dificuldades mais presentes na execução do programa, para podermos apontar as soluções mais apropriadas”, completa a coordenadora.

Os Cecanes são frutos de parceria feita entre o FNDE e universidades espalhadas pelo país. Esses centros têm como atribuição capacitar gestores, nutricionistas, conselheiros, agricultores familiares e outros atores envolvidos na execução do Pnae. Também realizam monitoramento e pesquisas sobre a execução do programa, de forma a aprimorar a gestão e os resultados do Pnae em todo o território brasileiro.

Fonte: FNDE



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/rebraecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3734