sábado, 16 de dezembro de 2017

Já encontra-se disponível na plataforma do e-FNDE o segundo tema da Jornada de EAN: Alimentos Regionais Brasileiros!

Já encontra-se disponível na plataforma do e-FNDE o segundo tema da Jornada de EAN: Alimentos Regionais Brasileiros!

por Rebrae 07/07/17

            A Jornada de EAN, consiste na seleção, divulgação e publicação das ações de EAN executadas nas escolas públicas de educação infantil em atividade (creches e pré-escolas). O objetivo da Jornada é incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.

Composta por 6 etapas com diferentes temas, a segunda etapa acaba de ser disponibilizada, abordando o tema: Alimentos Regionais Brasileiros.


Já encontra-se disponível na plataforma do e-FNDE (educacaocorporativa.fnde.gov.br) o segundo tema da Jornada de EAN: Alimentos Regionais Brasileiros!  

            O Brasil é um país reconhecido por sua diversidade cultural, recursos naturais e também por sua diversidade de alimentos. Alguns alimentos são bem conhecidos e incorporados ao hábito alimentar da população. Porém, existe uma variedade de alimentos regionais nutritivos e saborosos que deixaram de ser consumido nas últimas décadas, o que fez com que estes alimentos não sejam conhecidos e apreciados atualmente pela população.

            Você sabe quais são os alimentos nativos da sua região? Quando vamos ao mercado ou à feira, temos hoje uma oferta variada de frutas, verduras, cereais e outros tipos de alimentos que vêm de diferentes partes do Brasil e de outros países. Mas é importante que valorizemos aqueles que são de produção local, pois aproveitam melhor a condição regional do solo e do clima, com menos uso de tecnologia e aditivos químicos.

         Vocês sabiam que os alimentos regionais possuem diversas vantagens? Como a facilidade de acesso, baixo custo, o fato de serem ricos em vitaminas e minerais que podem contribuir para reverter quadros de deficiências nutricionais e diminuir o risco de infecções, especialmente em crianças. Deste modo é importante que os escolares conheçam sobre os alimentos regionais disponíveis em sua região para que possam usufruir dos benefícios proporcionados por estes alimentos.

         Além dos benefícios nutricionais, os alimentos regionais contribuem para a valorização da cultura local, o orgulho e a autossuficiência da mesma, o que pode contribuir para o desenvolvimento da economia local e da qualidade de vida da população.

         O FNDE espera que nessa etapa da Jornada de EAN, através das atividades elaboradas por todos as escolas, os escolares possam apreciar os sabores e saberes das tradições regionais, com  receitas que expressam o legado de diferentes grupos e etnias e que ao mesmo tempo possa mostrar que é possível cozinhar com saúde, com menos gordura, menos açúcar e menos sal.

         Mobilize sua escola! Quando a cozinha típica regional é valorizada, os alimentos locais também têm seu valor histórico reconhecido, o que é fundamental para que as pessoas tenham mais prazer na hora de fazer refeições nutritivas e variadas, estimuladas por um ambiente de convívio e troca.

 O prazo para envio da atividade do tema 2 é até o dia 24/07/17!

 Acesse: educacaocorporativa.fnde.gov.br e participe!

Fonte: FNDE

 



Ver todas as notícias