sábado, 16 de dezembro de 2017

As regiões do Brasil representadas em cinco alimentos

As regiões do Brasil representadas em cinco alimentos

por Rebrae 21/07/17

            O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo. Ponto para nós no que diz respeito à alimentação saudável. É possível variar na dieta e buscar preciosidades em cada canto. Dentre os alimentos regionais brasileiros, escolhemos um para representar cada uma das cinco regiões do Brasil. Embora sejam típicos de cada região, todos podem ser encontrados com certa facilidade em cada estado brasileiro.

Região Norte – Açaí

O açaí é uma dos frutos de maior importância na Amazônia, não apenas por seu papel socioeconômico e cultural, mas por sua relevância nutritiva. Considerado um alimento de grande valor nutricional, o açaí apresenta em sua composição fibra alimentar, antocianinas, minerais (particularmente cálcio e potássio) e ácidos graxos essenciais. A polpa é mais comumente utilizada para o consumo, mas também entra em nossa culinária de outras formas, como na produção de pães.

 

Região Nordeste – Caju

O caju é facilmente encontrado no Norte e Nordeste do Brasil, mas já conquistou paladares ao redor do mundo. São conhecidas cerca de 20 variedades do fruto, classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor (amarela, vermelha ou roxo-amarelada). A parte carnosa do caju é muito apreciada consumida in natura ou na forma de suco, doces em calda, em pasta ou cristalizados. Ainda verde, o caju é chamado de “maturi” e pode ser usado, também, no preparo de pratos salgados, como refogados. O caju é rico em vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Sua castanha também é bastante apreciada.

 

Região Centro-Oeste – Pequi

No cerrado brasileiro são encontradas três espécies de pequi. A literatura apresenta teores elevados de carotenoides totais para o pequizeiro. O fruto é usado para fabricação de licor, e a polpa é consumida com arroz, feijão, galinha ou batida com leite e açúcar. A principal forma de processamento do pequi é a extração do óleo dos frutos.

 

Região Sudeste – Abacate

São Paulo e Minas Gerais são responsáveis por quase dois terços do total de produção de abacate no Brasil, sendo de sabor suave é uma de nossas frutas mais versáteis.. Por suas qualidades e extrema suavidade ao paladar, o abacate pode auxiliar bastante na hora de montar uma dieta saudável, principalmente pela capacidade de integrar pratos doces e salgados. É constituído basicamente por ácidos graxos não saturados e concentra 70 % de água em sua composição.

 

Região Sul – Nectarina

Bastante consumida no Sul, a nectarina se adaptou bem ao clima temperado brasileiro e ganhou seu lugar à mesa de ponta a ponta. A nectarina possui nutrientes importantes para a saúde humana, sendo rica em vitamina A, niacina (vitamina do complexo B), vitaminas C, K, B5, ferro, potássio e pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol do sangue. Pode ser consumida in natura ou utilizada para elaborar doces, bolos, caldas e sorvetes.

 

Conheça mais alimentos de nosso país na publicação Alimentos Regionais Brasileiros

 

Fonte: Portal Saúde Brasil



Ver todas as notícias