segunda, 23 de outubro de 2017

CECANE UFG participa da 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, em Goiânia

CECANE UFG participa da 17ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar, em Goiânia

por Rebrae 12/07/17

           O evento Agro Centro-Oeste Familiar 17ª edição  ocorreu de  07  a 10 de junho no campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia/GO, e teve o objetivo de promover a agricultura familiar como segmento produtivo essencial para a geração de emprego, renda e produção de alimentos seguros para a população.

         O CECANE UFG participou de modo coletivo para a organiização deste evento juntamente com dezenas de instituições, grupos de agroecologia, movimentos sociais, associações, cooperativas, e entidades de classe. Aos participantes foram apresentados feira livre com exposição de produtos e serviços da agricultura familiar, salas de seminários temáticos, oficinas e cursos práticos, dias de campo, eventos culturais, visitas técnicas e seminários científicos. Foi um exitoso espaço de trocas de saberes e experiências para os agricultores familiares de toda a região Centro-Oeste, gestores e nutricionistas da alimentação escolar.

         A equipe CECANE UFG durante todo o evento esteve disponível para  o atendimento aos agricultores familiares e demais pessoas interessadas em conversar sobre  a alimentação escolar no  stand  do CECANE UFG. As principais demandas relacionaram a esclarecimentos quanto ao PNAE por associações e cooperativas de agricultores familiares, professores da rede pública de ensino, gestor responsável pelo setor de compras e nutricionistas.

      Um momento de trocas de experiências ocorreu com a realização da  mesa redonda initulada “comercialização dos produtos da agricultura familiar via PNAE e PAA”, onde o monitor-agrônomo Ricardo Camargo do CECANE UFG compartilhou os entraves e possibilidades de soluções e experiências das visitas técnicas realizadas nos municípios goianos quanto a venda dos produtos da Agricultura Familiar para o PNAE.  Tratou-se de um espaço com importantes debates entre os agricultores familiares, gestores e nutricionistas sobre a comercialização para o PNAE.

         Além dessas experiências, as comunidades quilombolas presentes no evento tiveram um momento junto a equipe do CECANE UFG em que foi realizada reunião  com  as seguintes comunidades do estado de Goiás: Boa Nova, Nossa Senhora Aparecida, Kalunga, Cedro,  João Borges, Mesquita, Terezina e Ana Laura. Foi exposto aos participantes as legislações que regem o PNAE e as especificidades para esse público, dando ênfase ao valor per capta, quantidade e qualidade das refeições oferecidas nas escolas quilombolas. Houve também a fala dos participantes quanto as dificuldades enfrentadas no cumprimento da legislação por parte dos gestores dos municípios que no que se refere as comunidades quilombolas. Foram entregues as legislações que regem o PNAE para os líderes de comunidades presentes e sanadas as principais dúvidas.

         O evento foi enriquecedor  também para a equipe do CECANE UFG, pois proporcionou o aprimoramento dos conhecimentos com a participação em  seminários, oficinas  e cursos ofertados com a temática da Agricultura Familiar, além da vivência prática pela interlocução com os agricultores familiares e demais atores do PNAE.

         A próxima edição da Agro Centro-Oeste Familiar ocorrerá em 2018 na cidade de São Luiz dos Montes Belos/Goiás e irá contribuir ainda mais para o fortalecimento da agricultura familiar também no interior do Estado de Goiás.

Toda a equipe do CECANE UFG participou do evento!

Equipe CECANE UFG:

Coordenadora de Gestão  – Profa Dra  Lucilene Maria de Sousa

Vice Coordenadora de Gestão – Profa Dra  Karine Anusca Martins

Docente Suporte Técnico – Profa Dra  Estelamaris Tronco Monego

Assessor técnico CECANE – Thais de Paula Marques (Nutricionista)

Agente PNAE – Bruna Marques Muhlbeier (Nutricionista)

Monitora Pesquisa-Campo – Fernanda Cabral Fidelis Pereira (Nutricionista)

Monitor Pesquisa-Campo – Ivaldo de Sousa Moreira (Agrônomo)

Monitor Pesquisa-Campo – Ricardo de Siqueira Camargo (Agrônomo)

Monitora Pesquisa-Campo – Tainá Amélia Santana Marchewicz (Nutricionista)

Acadêmicos – Adryelli Joycyr Brito Santos (NUTRIÇÃO – UNIP)

                     – Anna Júlia Assis Firmino (NUTRIÇÃO – PUC)

                     – Camila Patrícia de Souza Araújo (AGRONOMIA – UFG)

                     – Cintia De Souza Leite (NUTRIÇÃO – UFG)

                     – Geovanna Pereira de Oliveria (NUTRIÇÃO – UFG)

                     – Mariana Martins Mikado (NUTRIÇÃO – UFG)

                     – Nara Rúbia da Silva (NUTRIÇÃO – UFG)

                     – Thais Martins Serra (NUTRIÇÃO – UFG)

                     – Victória Fabiano Arantes de Barros (NUTRIÇÃO – UFG)

Fonte: CECANE UFG



Ver todas as notícias