segunda, 18 de dezembro de 2017

Conheça o Projeto Experimenta! – Comida, saúde e cultura

Conheça o Projeto Experimenta! – Comida, saúde e cultura

por Rebrae 06/10/17

Experimenta! – Comida, saúde e cultura

Ex.pe.ri.men.tar. Um sonoro verbo com tantos significados! Já experimentou olhar no dicionário? Nele você poderia encontrar: ensaiar; testar; avaliar; conhecer; tentar; pôr em prática; comer ou beber um bocado de; provar…Que tal colocar todas essas possibilidades à prova no universo da alimentação? Muito mais que sabores, você pode testar experiências das mais diversas. Já experimentou, por exemplo, ir à feira em busca de novas frutas, novas folhas? E plantar um pé de manjericão ou alecrim em casa? Que tal juntar esses ingredientes fresquinhos e resgatar uma receita da sua avó… e ainda reunir os amigos para almoçar?

Pois em outubro, o Sesc convida seus públicos a partilhar descobertas e resgatar tradições a partir do Experimenta! – Comida, saúde e cultura, projeto que envolve todas as unidades, na capital, interior e litoral, em oficinas, palestras, intervenções e vivências em alimentação.
Nesta primeira edição, o Experimenta! consolida ações já desenvolvidas pelo Sesc em edições anteriores do Dia Mundial da Alimentação, comemorado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) em 16 de outubro.

Partindo da interlocução do universo da comida com a cultura e a saúde, o projeto busca promover a alimentação adequada e saudável, a valorização das tradições alimentares e a conscientização sobre os efeitos sociais, políticos, nutricionais, ambientais e econômicos das nossas escolhas alimentares.

Numa sociedade em que o crescente interesse pela alimentação – com a multiplicação de programas culinários na TV, as publicações voltadas às dietas alimentares e a inundação de fotos de comida nas redes sociais – é acompanhado por uma frequente confusão nas informações que circundam o tema, consideramos essencial o posicionamento educativo do Sesc. A partir de uma visão crítica abrangendo toda a cadeia do alimento, do campo à mesa, busca-se contribuir para a conscientização e  autonomia nas escolhas alimentares.

Por isso, durante o todo o mês de outubro, as unidades lançam um olhar especial às diversas dimensões e conexões que envolvem a alimentação. Chefs de cozinha, nutricionistas, filósofos, agricultores, jornalistas e artistas convidam você a participar de mais de 250 atividades, de oficinas culinárias à palestras e vivências.

Confira a programação completa aqui e conheça os 6 principais eixos temáticos abaixo:

– Comer é cultura

– A Saúde está na mesa

– Cozinhar é preciso

– Se está na época, tem na feira

– Aqui se planta, aqui se come diversidade

– Conexão comida

Fonte: Sesc São Paulo



Ver todas as notícias