sábado, 16 de dezembro de 2017

Disponível documento com as prioridades de pesquisa para a gestão da PNAN

Disponível documento com as prioridades de pesquisa para a gestão da PNAN

por Rebrae 25/07/17

               A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS/MS) acaba de produzir um documento para orientar os gestores nacionais da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) a tomar decisões com base em evidências científicas. O texto é resultado do I Encontro Nacional sobre a Agenda Estratégica de Pesquisa em Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), realizado em Brasília nos dias 22 e 23 de agosto de 2016.

               O evento foi uma parceria da CGAN com o Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT/SCTIE/MS) e com o Grupo Temático Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (GT ANSC), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O encontro contou com a participação de pesquisadores de todas as regiões brasileiras.

               O objetivo da iniciativa foi discutir os temas que deveriam compor uma agenda estratégica de pesquisa em alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde (SUS), buscando a qualificação da gestão e acompanhamento dos programas, estratégias e ações relacionados à Política Nacional de Alimentação e Nutrição.

               O Sumário Executivo da Agenda de Pesquisa em Alimentação e Nutrição reúne as demandas de pesquisa que foram priorizadas pelo grupo durante o encontro, sendo compiladas e analisadas pela CGAN, pelo DECIT e pelo GT ANSC em momento posterior. Elas estão organizadas por áreas temáticas que se relacionam com as diretrizes da PNAN e contemplam diversas lacunas de conhecimento que a gestão federal necessita preencher para a melhoria de seus processos de trabalho e para subsidiar o planejamento, monitoramento e avaliação de suas ações. O mapeamento dessas necessidades pode colaborar com os pesquisadores em alimentação e nutrição na definição de linhas e prioridades de estudo.

Para conferir o documento clique aqui.

Fonte: Portal da Saúde – SUS



Ver todas as notícias