segunda, 26 de junho de 2017

Encontro de Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar dissemina experiências de aprimoramento da alimentação escolar

Encontro de Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar dissemina experiências de aprimoramento da alimentação escolar

por admin 31/05/17

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu, na primeira semana de maio, o IV Encontro dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecanes), em Brasília. O evento teve o objetivo de disseminar as ações realizadas pelos Cecanes em todo o Brasil e de aprimorar o conhecimento dos integrantes dos centros sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os Cecanes são frutos de parceria feita entre o FNDE e universidades espalhadas pelo país. Esses centros têm como atribuição capacitar gestores, nutricionistas, conselheiros, agricultores familiares e outros atores envolvidos na execução do Pnae. Os integrantes também realizam monitoramento e pesquisas sobre a execução do programa, de forma a aprimorar a gestão e os resultados do Pnae em todo o território brasileiro.

A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, acredita que a parceria com essas universidades vem garantindo uma execução de maior qualidade. “Durante eventos como esse, o FNDE tem a oportunidade de comprovar a eficiência dessa parceria. Graças aos Cecanes, muitas falhas na execução são corrigidas. Eles estão próximos dos gestores, das nutricionistas, dos conselheiros, de todos os atores do Pnae, o que permite uma intervenção ¡mediata e mais apropriada”, completa.

O encontro reuniu cerca de 70 participantes dos 15 Cecanes parceiros do FNDE. No primeiro dia do evento, um dos destaques foi a participação do Cecane do Paraná. Os integrantes do centro promoveram uma forte sensibilização junto aos atores envolvidos na execução do programa nos municípios paranaenses, o que fez aumentar a compra direta de gêneros alimentícios da agricultura familiar, um dos pilares do Pnae.

A Coordenação do Pnae aproveitou para comunicar as ações e conquistas mais recentes do programa, como o aumento do valor per capta, a 2ª Edição do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, o edital de Boas Práticas da Agricultura Familiar e a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional.

Nesta sexta-feira, último dia do encontro, foi lançado o Caderno 2 da Série Nutricionistas do Pnae. Elaborado pelo agente do Cecane-SC, Olavo Braga, o Manual de Apoio para as Atividades do Nutricionista no âmbito do Pnae traz orientações para esse importante ator do programa. Os dois cadernos da série estão disponíveis no portal do FNDE.

Curso – O Pnae ocupou os auditórios do Edifício Sede do FNDE e do Edifício Elcy Meireles, em Brasília, com a etapa presencial do curso Alimentação Escolar – Desenvolvimento de programas sustentáveis a partir do caso brasileiro, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

Organizado pelo Núcleo de Capacitação de Políticas Públicas da FAO Chile, o curso é semipresencial e está voltado para gestores, pesquisadores, nutricionistas e todos os demais atores da alimentação escolar, além de representantes de outros órgãos governamentais, que de alguma forma interagem com os aspectos da execução do programa. O curso começou no dia 17 de abril e segue até 9 de julho.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento.

Fonte: FNDE



Ver todas as notícias