sexta, 20 de julho de 2018

Está disponível a ferramenta IQ COSAN para avaliar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar elaborados no âmbito do PNAE!

Está disponível a ferramenta IQ COSAN para avaliar a qualidade dos cardápios da alimentação escolar elaborados no âmbito do PNAE!

por Rebrae 06/07/18

A partir do mês de julho/2018, o ÍNDICE DE QUALIDADE DA COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA ALIMENTAR NUTRICIONAL – IQ COSAN será utilizado para avaliar todos os cardápios recebidos na Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional, do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE é a mais antiga política de alimentação e nutrição do Brasil. O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos escolares, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que garantam as necessidades nutricionais durante o período letivo, de acordo com o artigo 4º da Lei 11.947 de 2009.

Neste contexto, os cardápios elaborados para o PNAE representam uma importante estratégia para a consolidação de hábitos alimentares saudáveis aos escolares. Os instrumentos de análise de cardápio verificam a qualidade dos planos alimentares elaborados. Para uma avaliação adequada, faz se necessária a utilização de indicadores quanti e/ou qualitativos que possibilitem a análise da qualidade global das refeições planejadas.

Diante disso, para analisar qualitativamente os cardápios da alimentação escolar elaborados no âmbito do PNAE, criou-se uma ferramenta de análise que foi desenvolvida e aprimorada para o usoda Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN, denominada como Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN).

Assim, o principal objetivo do IQ COSAN é a padronização das análises dos cardápios, não somente pela equipe técnica do FNDE, mas também por nutricionistas e demais atores que atuam no âmbito do PNAE, que desejam verificar se os cardápios elaborados atendem às diretrizes do Programa e aos pilares de uma alimentação adequada e saudável.

O IQ COSAN é um instrumento de fácil utilização e acesso, elaborado no programa Excel, que por meio da concessão de pontos, analisa os cardápios da alimentação escolar de acordo com quatro parâmetros:

a) Presença de seis grupos de alimentos (1. cereais e tubérculos; 2. feijões; 3. legumes e verduras; 4. frutas in natura; 5. leites e derivados; 6. carnes e ovos);

b) Presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade;

c) Diversidade semanal das refeições ofertadas;

d) Ausência de alimentos classificados como restritos, proibidos e

alimentos ou preparações doces.

Ao final da avaliação destes parâmetros, a ferramenta soma a pontuação de cada semana e realiza o cálculo das médias semanais. O escore do IQ COSAN varia entre 0 e 95 pontos e classifica os cardápios em Inadequado (0 a 45,9 pontos), Precisa de melhoras (46 a 75,9 pontos) e Adequado (76 a 95 pontos).

Desta forma, reforça-se que visitem o site do FNDE para conhecimento e utilização do IQ COSAN, disponível no link:

http://www.fnde.gov.br/programas/pnae/pnae-area-para-gestores/ferramentas-de-apoio-ao-nutricionista

Em conjunto ao IQ COSAN, está disponível o manual e, em breve, será lançado o vídeo tutorial para ajudá-los na obtenção de mais informações e aprendizagem relacionadas ao uso desta ferramenta.

Finalmente, espera-se que o IQ COSAN funcione não somente como um mecanismo de controle, mas também, como uma forma de apoio e incentivo para o profissional nutricionista e demais atores do PNAE, para que estes tenham subsídios no momento de elaborar e/ou avaliar a qualidade dos cardápios, com o intuito de alcançarmos juntos os avanços do PNAE!

Fonte: FNDE



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/rebraecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3734