segunda, 23 de outubro de 2017

Implantação e evolução de um sistema informatizado de coleta e avaliação de dados na supervisão da alimentação escolar

Implantação e evolução de um sistema informatizado de coleta e avaliação de dados na supervisão da alimentação escolar

por Rebrae 16/05/17

Belo Horizonte, Minas Gerais

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, a alimentação escolar conta com a equipe de Supervisão Alimentar. Essa equipe é formada por nutricionistas, que em conjunto com a Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SMASAN), elaborou um sistema para informatizar a suas ações e transmitir as informações em tempo real para uma plataforma online. O Sistema Informatizado de Supervisão Alimentar e Nutricional (SISAN) tem por objetivo a obtenção de dados e informações diárias, e assim, proporcionar um melhor planejamento das atividades desenvolvidas, além de otimizar a comunicação entre os atores envolvidos.

A elaboração do SISAN iniciou no ano de 2011, e no ano seguinte foi elaborado, com o apoio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), um ambiente virtual de acesso restrito, para organização e avaliação dos dados gerados e um aplicativo, pelo qual se alimenta o sistema.  A ferramenta virtual é composta por listas de verificação para coleta de dados e por um conjunto de relatórios gerenciais que podem ser acessados via internet por meio de um Módulo de Retaguarda. As listas de verificação contêm perguntas referentes à rotina diária de produção de refeições, aplicáveis nas 627 instituições atendidas pela Prefeitura de Belo Horizonte.

As listas de verificação do SISAN, que são acessadas pelo aplicativo, foram construídas com base na legislação sanitária, em especial na RDC 216 da ANVISA, e em outros instrumentos legais do município. No Módulo de Retaguarda foram desenvolvidas áreas para agendamento de atividades, cadastro de instituições e profissionais usuários do sistema, filtragem dos dados para geração de relatórios gerenciais e área para cadastro e alteração das listas de verificação. No ano de 2013 a equipe começou a registrar os dados no Sistema.

O SISAN é uma ferramenta de organização de dados e gerenciamento e, também, de registro de atividades profissionais, uma vez que permite a criação prévia de demandas, o agendamento de visitas técnicas e possibilita o registro de atividades, como reuniões e capacitações. Além disso, as listas de verificação podem ser acessadas através do aplicativos, proporcionando maior segurança ao profissional e a padronização das condutas no acompanhamento das atividades de recebimento, armazenamento, produção e distribuição de refeições em cada uma das instituições atendidas.

Após três anos de utilização, planeja-se o aprimoramento do Sistema com a revisão das listas de verificação, separando-as por tipo e tornando-as mais específicas e ainda, a elaboração de relatórios mais refinados, com a emissão de gráficos de evolução a partir dos dados que já foram registrados no sistema.



Ver todas as notícias