sexta, 20 de julho de 2018

Piquenique Literário ao ar livre como Ação da Jornada de Educação Nutricional, em Tocantins

Piquenique Literário ao ar livre como Ação da Jornada de Educação Nutricional, em Tocantins

por Haysa 24/11/17

Como Ação da Jornada de Educação Nutricional e visando incentivar o consumo de frutas e de uma alimentação mais saudável para os alunos do Maternal II do Centro de Educação Infantil Dona Marina Pereira de Miranda, realizou-se o Piquenique Literário ao ar livre no município de Araguatins/TO, no final de junho. O que motivou a realizar a ação foi o fato das crianças não terem o hábito de uma alimentação saudável, bem como a falta de conhecimento da família, tendo em vista que muitos pais mandam lanches industrializados nas lancheiras das crianças, comprometendo a saúde dos seus filhos. O  objetivo geral foi mudar os hábitos alimentares tanto das crianças quanto de suas famílias. Outros objetivos da Ação: ensinar as crianças a identificar o que são frutas e legumes e ensinar sobre a importância de comer frutas e verduras da safra que são produzidos na região; conscientizar crianças e pais sobre consumir mais frutas nos lanches do que alimentos industrializados, como biscoito recheado, suco de caixinha, refrigerantes;

A ação foi realizada no seguinte contexto: convidou-se a Nutricionista para dar uma palestra para os pais dos alunos, professores e toda equipe escolar sobre a importância da alimentação saudável e obesidade infantil. Em seguida, trabalharam-se os conteúdos em sala de aula, sobre a importância da alimentação saudável e o que são frutas e legumes. Realizou-se uma formação continuada sobre conteúdos voltados à alimentação saudável com professores, merendeiras, vigias e demais apoios da creche, visando conscientizar a todos sobre essa temática tão importante. Para finalizar a ação, realizou-se um piquenique fora da sala de aula com as frutas que temos na nossa região, sendo da compra da Agricultura Familiar e do Programa de Aquisição de Alimentos. Os pais dos alunos também fizeram questão de colaborar com mais lanches saudáveis. Ainda, os professores fizeram uma aula explicativa e expositiva da importância de comer frutas para nossos alunos, onde todos puderam degustar o lanche saudável.

Identificamos resultados positivos com o desenvolvimento da ação, uma vez que os alunos tiveram uma boa aceitação dos alimentos saudáveis no cardápio da creche como os alimentos regionais (abóbora, maxixe, macaxeira cozida, batata doce e frutas); reduziu-se bastante o consumo de alimentos industrializados mandados de casa pelos pais, que agora mandam nas lancheiras frutas e suco de frutas; o consumo de frutas aumentou bastante por parte dos alunos e professores, que relatam que estão se alimentando melhor em casa.

Os desafios foram incentivar os professores a trabalharem os conteúdos sobre alimentação saudável com os alunos e  trabalhar as mudanças de hábitos alimentares com os pais, uma vez que alguns professores têm resistência em trabalhar em sala de aula sobre esse tema e que alguns pais também possuem resistência em mudar os hábitos alimentares em casa. As crianças não tiveram muita dificuldade nas ações.

Temos como lição aprendida que é preciso mudar nossos hábitos alimentares e dos alunos para promover uma melhor qualidade de vida.

Autores de envolvidos: Diretora: Marlene de Moura Mota de Oliveira; Coordenadora Pedagógica: Dulcineide Ribeiro dos Santos; Professoras: Maria Luiza Honório Pereira de Sousa, Valquiria Braga de Almeida, Maria Madalena Milhomem da Silva, Eurimar Texeira da Costa, Maria da Conceição Rodrigues de Souza Santos.
Alunos do Maternal II.

 



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/rebraecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3734