quinta, 19 de julho de 2018

FNDE divulga nova versão do manual do teste de aceitabilidade

FNDE divulga nova versão do manual do teste de aceitabilidade

por Rebrae 08/02/18

A Coordenação Geral do PNAE divulga nova versão do “Manual para aplicação dos testes de aceitabilidade no PNAE” (2ª edição – revisada e atualizada).

A elaboração da primeira edição (2010) do Manual contou, além da equipe técnica dos Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANEs) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a avaliação de nutricionistas da alimentação escolar. O manual foi enviado a 623 municípios das cinco regiões do país. Além de todas as peculiaridades de cada gestão do Programa, foi fundamental envolver e colher sugestões de nutricionistas do PNAE que serão os maiores usuários deste manual.

Para que tudo isso possa de fato ser concretizado, o FNDE promoveu a criação do Grupo de Trabalho “Aplicabilidade do teste de aceitabilidade nos alimentos destinados ao PNAE” formado por integrantes da Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição (COTAN), do FNDE, docentes e profissionais da área de análise sensorial. O principal objetivo do grupo foi discutir a aplicação do teste de aceitabilidade no ambiente escolar. A partir destas discussões, os CECANEs da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foram convidados a desenvolver manual sobre a metodologia recomendada para a aplicação dos testes de aceitabilidade.

Em 2017, foi solicitado a equipe do CECANE da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a revisão e atualização do material, a fim de atender a legislação vigente, bem como adequar conforme demandas recorrentes.

O resultado dessa iniciativa é este manual, que apresenta de maneira simples e didática como aplicar os testes de aceitabilidade nas mais diferentes situações, propondo sugestões e alternativas eficazes para atingir o principal objetivo da aceitabilidade, que é a satisfação do escolar ao se alimentar da alimentação ofertada de acordo com as recomendações vigentes.

O manual está disponível no site do FNDE (em manuais e cartilhas) e na biblioteca da REBRAE.

 



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/rebraecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3734