segunda, 21 de maio de 2018

Formação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar para equipe do CECANE UFG

Formação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar para equipe do CECANE UFG

por Rebrae 30/04/18

            O CECANE UFG realizou entre os dias 19 e 29 de março de 2018 a formação dos novos membros da equipe. O evento ocorreu na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Foram abordados temas referentes ao histórico e ações do CECANE UFG nos anos anteriores, incluindo sua atuação como CECANE Centro-Oeste (2011 a 2014), marco legal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

            A metodologia utilizada foi integralmente participativa, em que os membros da equipe contribuíram ativamente para as discussões a partir dos conhecimentos e experiências prévias. Foram convidados para serem facilitadores, alguns atores sociais do PNAE parceiros, os quais partilharam as dificuldades e facilidades vivenciadas na prática.

            As nutricionistas do PNAE dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, Nágila Araújo de Carvalho e Marília Araújo Silva,compartilharam suas atuações no âmbito da alimentação escolar. Foi um momento enriquecedor para toda a equipe do CECANE UFG pois foi possível criar o elo entre o preconizado na legislação e a prática do profissional responsável técnico pelo Programa.

            Dois conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) do município de Goiânia, Jorge Ricardo Arantes Borges (representante do executivo) e Kátia Regina Neres Reis (presidente do CAE), também participaram como facilitadores na formação. Demonstraram em especial as dificuldades para a atuação do CAE em Goiânia, por tratar-se de uma nova gestão, e as atribuições que conseguiram executar conforme a legislação do PNAE.

            Outro facilitador de destaque que participou da formação foi o professor da Faculdade de Ciências Contábeis da UFG, Ednei Morais Pereira. A equipe de gestão do CECANE observou que um dos principais entraves é referente a aquisição de gêneros alimentícios para o PNAE, por meio de processo licitatório ou chamada pública. Com isso, a parceria com o professor Ednei possibilitou à toda equipe compreender com maior riqueza de detalhes como esses processos são elaborados, desenvolvidos e executados, bem como quais itens a serem analisados são essenciais nesse processo.

            Para conhecer o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, a equipe do CECANE UFG foi recebida pelo superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Luiz Carlos do Nascimento e toda a equipe responsável pelo acompanhamento do PAA em Goiás. Como o PAA é um Programa em prol dos agricultores familiares e está intimamente relacionado ao PNAE, foi de grande valia a equipe se apropriar do atual cenário em Goiás, além de estreitar os laços com a equipe da CONAB para o fortalecimento da agricultura familiar. A equipe também conheceu toda a estrutura física da CONAB e as demais ações e programas realizados por esta Companhia.

            Além dos facilitadores externos, as professoras da FANUT-UFG e nutricionistas da equipe interna do CECANE colaboraram com as demais temáticas referentes a alimentação escolar. O intuito da formação foi de preparar os novos integrantes da equipe para o que será vivenciado a campo, no monitoramento e assessoria às entidades executoras quanto à execução do PNAE, e nas demais atividades desenvolvidas pelo CECANE UFG.

            Ao final, a formação foi avaliada positivamente pelos participantes. Relataram que a forma dinâmica em que os conteúdos foram abordados, e a associação da vivência dos atores do PNAE com a legislação do Programa propiciaram o empoderamento e confiança para poder trabalhar com essa temática nas ações demandadas pelo FNDE e municípios goianos ao CECANE UFG.

Confira fotos da formação:

 

Toda a equipe do CECANE UFG participou daformação:

Coordenadora de Gestão  – Profa Dra Karine Anusca Martins (FANUT-UFG)

Vice Coordenadora de Gestão – Profa Me Veruska Prado Alexandre (FANUT-UFG)

Docente Suporte Técnico – Profa Dra  Liana Jayme Borges (FANUT-UFG)

Assessor técnico CECANE – Thais de Paula Marques (Nutricionista)

Agente PNAE –Giovanna Angela Leonel Oliveira (Nutricionista)

Agente PNAE – Maria Irene de Castro Barbosa (Nutricionista)

Monitora Pesquisa-Campo –Anne Marques da Silva (Nutricionista)

Monitor Pesquisa-Campo – Ricardo de Siqueira Camargo (Agrônomo)

Monitor Pesquisa-Campo –Rafael Gustavo Faria Pereira (Agrônomo)

Monitora Pesquisa-Campo – Natália Pains Nunes de Carvalho  (Nutricionista)

Acadêmicos  – Camila Patrícia de Souza Araújo (AGRONOMIA – UFG)

– Cintia De Souza Leite (NUTRIÇÃO – UFG)

– NágyllaThamyris Bessa Neves(NUTRIÇÃO – UFG)

– Ludmila Batista Machado (NUTRIÇÃO – PUC GO)

– Bruna de Paula Santana (NUTRIÇÃO – UFG)

– Priscylla Rodrigues Vilella (NUTRIÇÃO – UFG)

Participantes externos:  – Karem Lays Soares Lopes (Nutricionista)

– Cristina Camargo Pereira (Nutricionista)

 

Fonte: CECANE UFG



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3721

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3721