A Coordenação Geral do Programa de Alimentação Escolar produziu um curso de formação especialmente direcionado para os conselheiros de alimentação escolar: Curso para Conselheiros de Alimentação Escolar.

Planejado para ser realizado em até 40 horas, o curso, na modalidade a distância, é dividido em quatro módulos com diferentes temáticas que contextualizam a importância do controle social no desenvolvimento de políticas públicas, apresentam o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, as atividades e atribuições do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as ferramentas de trabalho disponíveis.

 O curso foi idealizado para ser desenvolvido pelo aluno sem monitoramento, com conteúdo dividido em aulas, com exercícios de fixação da aprendizagem com gabarito comentado e uma avaliação final. É um curso de fácil navegação com atividades interativas e que visa dar segurança ao conselheiro no acompanhamento da execução do PNAE.

 Tem o objetivo de fortalecer o Conselho de Alimentação Escolar como instância de controle social do Programa de Alimentação Escolar por meio da ampliação da capacitação técnica dos conselheiros de alimentação escolar.

Para atingir o maior número possível de alunos foi estabelecida uma metodologia que disponibiliza turmas mensais do curso. O interessado faz a inscrição e escolhe o período conveniente para a realização.  No primeiro dia útil do mês haverá uma nova turma disponível.

Para ter acesso ao curso o aluno deve antes ser cadastrado na Plataforma de Educação Corporativa do FNDE pelo endereço http://educacaocorporativa.fnde.gov.br

A Plataforma de Educação Corporativa do FNDE oferece vários cursos entre eles o para conselheiros de alimentação escolar que é identificado pelo ícone:

IMPORTANTE: Primeiro o interessado deve fazer o cadastro e login na Plataforma de Educação Corporativa do FNDE. Depois, clicar no ícone do CAE e fazer a inscrição no curso, que será liberado imediatamente para a realização!

Há turmas disponíveis no início de cada mês. Ao final do curso e depois de realizada a avaliação final, o aluno recebe um certificado.