Encontro para Conselheiros de Alimentação Escolar

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os Centros colaboradores em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) estão realizando, em diferentes cidades do país e ao longo do segundo semestre de 2019, uma série de eventos de formação para o fortalecimento do controle social do PNAE.

O Encontro de Conselheiros da Alimentação Escolar, normalmente sediado na universidade ou em instituição parceira, recebe conselheiros de alimentação escolar dos municípios para formarem um espaço que possibilite a discussão, a reflexão e a troca de saberes entre os CAE de uma mesma região. Cada evento tem uma metodologia diferenciada que pretende atender às particularidades regionais. Contudo, sem esquecer o objetivo do Encontro que é oferecer aos Conselheiros da Alimentação Escolar orientações sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, sensibilizando-os para a relevância de suas atribuições e contribuindo para a ampliação de conhecimentos e habilidades básicas para a realização efetiva do controle social do PNAE.

Considerando que o exercício do mandato do Conselheiro é considerado serviço público relevante e não remunerado, e que o art. 36 da Resolução CD/FNDE nº 26/2013 prevê que cabe às Entidades Executoras (Estados, DF e Municípios) realizar, em parceria com o FNDE, a formação dos Conselheiros sobre a execução do PNAE, é fundamental importância o apoio das entidades executoras para que representantes do CAE de seu município participem do Encontro.

 Os próximos encontros acontecerão em:

  • 5 de setembro em Belo Horizonte no Espaço Vista, rua Juiz Achilles Velloso, 385, bairro Estoril;
  • 17 e 18 de setembro, em Belém, no Auditório Setorial Básico do Campus Guamá da Universidade Federal do Pará, na rua Augusto Corrêa nº 01.
  • 26 de setembro em Campo Grande, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Nutrição;
  • 8 de outubro, em Cuiabá nas instalações do SINTEP - SUBSEDE Cuiabá, na Rua João Monge Guimarães 102 no bairro Bandeirantes;
  • E em Itabuna, na Bahia ainda sem data definida.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação, por meio da Coordenação de Educação e Controle Social, ou COECS desenvolve ainda outras atividades de formação e fortalecimento do CAE. Entre elas o Curso para Conselhos de Alimentação Escolar na modalidade a distância que o interessado pode fazer quando quiser e puder. É só entrar na plataforma  de educação coorporativa do FNDE  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) fazer a sua inscrição para ter acesso ao curso.

Todos os Conselheiros estão convidados a participar desses encontros e devem buscar apoio de a Entidade Executora no sentido facilitar o envolvimento do CAE. Afinal, o Conselho de Alimentação Escolar é uma forma de participação da sociedade na execução de uma política pública relevante e deve se constituir em um efetivo parceiro na construção de um sistema de educação pública de qualidade para todos.

 Confira alumas fotos sobre encontros que já aconteceram:

3.jpg

 

1.jpg

 

thumbnail_20190808_114559.jpg

 

thumbnail_IMG-20190809-WA0018.jpg

 

FONTE: REBRAE