Em meio às comemorações e reflexões da Semana Mundial da Alimentação, Porto Alegre contou com algumas atividades de destaque sobre rotulagem de alimentos, entre elas, uma voltada à comunidade em geral e outra direcionada aos profissionais da área da saúde.

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/UFRGS) participou da Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) de Porto Alegre no último sábado, dia 20 de outubro, com a oficina visual “Alerta à Rotulagem: o que vai dentro dos alimentos ultraprocessados?”, juntamente com o Centro de Empreendimentos em Alimentação e Nutrição (CEANUT /UFRGS) e o Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da UFRGS.

  

O evento aconteceu na Banca da Acolhida, um espaço livre destinado à comunicação da feira ecológica com a sociedade, localizada próxima à esquina entre as ruas José Bonifácio e Vieira de Castro. Com o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo e a composição de alimentos ultraprocessados, foram expostos rótulos de alimentos industrializados junto a embalagens com as respectivas quantidades de açúcar, gordura e sal presentes nesses alimentos. Durante a atividade, a equipe explicou ao público que circulava na feira como ler e interpretar os rótulos e quais cuidados ter na escolha dos alimentos, despertando um olhar crítico para as alegações comercias.

  

A oficina foi uma estratégia de sensibilização a respeito da campanha para a adoção da nova rotulagem de alimentos proposta pela Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável e pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), que contará com uma consulta pública ofertada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a partir do mês de novembro através do site http://alimentacaosaudavel.org.br/direitodesaber/.

   

Já o Telessaúde-RS/UFRGS realizou uma webpalestra, a qual faz parte de uma série de ações da campanha gaúcha para a nova rotulagem nutricional de alimentos, articulada pelo Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No primeiro vídeo da série, a nutricionista e professora do curso de Nutrição da universidade, Raquel Canuto, representando uma frente criada no RS pela Nova Rotulagem (CRN, HCPA, AGAN-RS e UFRGS), esclarece mais sobre a pauta da rotulagem para tornar possível um maior engajamento e participação da população e dos profissionais da área da saúde.

(O vídeo tem início aos 7:13)

https://youtu.be/czF08XU7o2A

Fonte: CECANE/UFRGS e Telessaúde-RS/UFRGS.