O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar, inserido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE/UFRGS), vem há 12 anos prestando Assessoria e Monitoramento aos Municípios e Estado do Rio Grande do Sul, com visitas e formações para os atores sociais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de oferecer apoio técnico e operacional, também por telefone e e-mail.

Entre os anos de 2017 e 2018, o  o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)  com o apoio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), visitou o Assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A visita foi composta por um grupo multiprofissional: nutricionistas , coordenadora de Extensão Rural, coordenadora da Assistência ao Estudante  e a diretora do Campus Caruaru . Em reunião realizada com agricultores e com as mulheres boleiras do assentamento, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi pauta da discussão sobre a possibilidade do recurso disponível do IFPE ser utilizado para o assentamento.

No dia 6 de novembro ocorreu, em Porto Alegre, o 1º Encontro Crescer Saudável: saúde e educação unidas promovendo hábitos saudáveis no ambiente escolar. O encontro foi promovido pela 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS) e contou com o apoio da área técnica de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS/POA).

O curso EAD “Alimentação Saudável na Escola” tem como objetivo proporcionar conhecimento e atualização sobre a promoção da alimentação saudável no ambiente escolar e sensibilizar profissionais e estudantes de diferentes regiões brasileiras, tanto na área de Nutrição (Nutricionistas) e de Educação (Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Professores), assim como demais interessados dentro e fora da comunidade escolar, para o desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional.

Alice Veridiana da Silva, Ana Francieli Rodrigues dos Santos e Beatriz Jussara Hentschke são as vencedoras da primeira edição do concurso culinário PNAE Chef. Merendeiras no município de Herveiras, elas elaboraram um pão recheado que ganhou o gosto das avaliadoras no dia 13 de junho, no Clube Vera Cruz. A receita bateu as outras seis concorrentes dos municípios de Gramado Xavier, Pantano Grande, Sinimbu, Vera Cruz e Vale do Sol.

         Nos dias 25 e 26 de junho, reuniram-se professores, pesquisadores e colaboradores de universidades e institutos com o Ministério do Meio Ambiente em Brasília, para realizar oficina sobre a  Ferramenta Biodiversidade & Nutrição: banco de dados de composição de alimentos e receitas culinárias do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem Estar Humano” (Projeto BFN).

Nos dias 04 a 07 de junho a equipe do CECANE UFRGS realizou visita de Assessoria ao município de Guaíba. Durante estes dias foram realizadas diversas atividades, tais como: reuniões, encontros e visitas às escolas. As atividades contemplaram diferentes atores sociais do PNAE: Nutricionistas, Conselheiros da Alimentação Escolar, setor de compras, EMATER, Gestores, entre outros.

Previous Next

A atividade Frutos Nativos do RS: conversa e degustação na feira ecológica ocorreu no dia 30 de maio de 2018 às 15h na Feira Agroecológica do Pátio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Menino Deus, Porto Alegre – RS). O evento foi realizado pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE – UFRGS) em conjunto com o Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades (UFRGS) e o projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN), como parte da programação da Semana dos Alimentos Orgânicos 2018: Produto Orgânico, Melhor para a Vida, organizada pela Comissão da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS) entre os dias 28 de maio e 05 de junho de 2018.O evento consistiu na mostra e degustação de duas preparações com frutos nativos da Região Sul do Brasil, o arroz doce de butiá e a farofa de pinhão, elaboradas pelas agentes do CECANE – UFRGS no laboratório de técnica dietética do curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da UFRGS. Para a mostra, uma mesa foi disposta no centro da feira, com livros sobre a temática (Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª edição, do Ministério da Saúde; Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial: Plantas para o Futuro – Região Sul, do Ministério do Meio Ambiente; e Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar), além de folders divulgando a Semana dos Alimentos Orgânicos. Sobre a mesa também estavam as duas preparações a serem degustadas, bem como suas respectivas receitas impressas, distribuídas ao público interessado.

Search