O objetivo de Encontro foi proporcionar um momento de integração entre profissionais da educação e da saúde dos nove municípios prioritários do Programa Crescer Saudável, pertencentes à 1ª e 2ª CRS, sendo eles: Alvorada, Campo Bom, Canoas, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, São Leopoldo, Taquara e Viamão, a fim de discutir sobre a saúde dos escolares e a promoção de hábitos saudáveis no âmbito escolar.

 

Assim, participaram do encontro representantes das secretarias de saúde e educação dos nove  municípios, bem como coordenadores e assessores pedagógicos, diretores e vice-diretores, professores, nutricionistas, membros do CAE, merendeiras, técnicos em nutrição e em saúde bucal, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, psicólogos, dentistas, residentes e estudantes, reunindo cerca de 160 participantes.

 

Após a abertura do evento, realizada pela fala nutricionista Ana Romero, Coordenadora Regional da Política Alimentação e Nutrição (PAN) da 1ª região, os participantes assistiram a versão resumida do vídeo “Muito Além do Peso” (2012), seguido de uma mesa redonda composta pela psicóloga Tania Beatriz Marques,  nutricionista Cíntia Costa e  dentista Annicele Gameiro. O debate em torno da saúde dos escolares foi muito rico, onde as profissionais trouxeram muitas contribuições das suas áreas de atuação.

 

A psicóloga Tânia iniciou a mesa tratando sobre a ambivalência de afeto e alimento, a necessidade de trabalhar mudanças de hábitos com a família e o desafio de lidar com o fato de muitas vezes a informação não ser suficiente para levar a uma mudança de comportamento. A nutricionista Cíntia deu continuidade ao debate trazendo dados relevantes sobre a Avaliação Nutricional de crianças de 0 a 6 anos da capital gaúcha e suas experiências no município, falando sobre os projetos “Amamentar é Tri: garantindo o direito à alimentação saudável desde pequenininho” e “Até dois, doce não”. Cíntia também abordou sobre a importância de empoderar os pais com informações e sobre a nova rotulagem de alimentos. Já a dentista Annicele enriqueceu a mesa com a sua realidade como ondotopediatra, abordando a importância da conscientização através de informações inter-relacionadas entre dieta e saúde bocal, esclarecendo os malefícios sobre o excesso de ingestão de açúcar, formação de cáries, periodontites e ocorrência de diabetes.

 

Após o debate, o painel “Políticas Públicas para a promoção da alimentação saudável na escola: PNAE; PSE; Crescer saudável”, conduzido pelas nutricionistas Ana Luiza Scarparo e Ana Luisa Lovato, contextualizou as políticas públicas para a promoção da saúde e da alimentação saudável no ambiente escolar.

 

A manhã de debates ainda contou com as falas “Educação Alimentar e Nutricional no ambiente escolar: avanços, desafios e possibilidades”, com Ana Luiza Scarparo e  “Comer, brincar e crescer saudável”, com Tânia Beatriz Marques.

 

A tarde do Encontro contou com as apresentações dos relatos de experiência dos Municípios do Grupo de Trabalho do Crescer Saudável, contribuindo para a sensibilização e motivação para a promoção da saúde e da alimentação saudável de todos presentes. Os Relatos de experiência foram:

 

 

    • Guaíba: Experiências no Programa Saúde na Escola (PSE): produzindo saúde com a escola;

 

    • Bento Gonçalves: Promoção da alimentação saudável na escola, com foco nos manipuladores de alimentos e a experiência da merendeira Daniela na alimentação escolar, no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar e no Programa Super Merendeiras, onde Daniela emocionou os ouvintes falando de suas escolhas, experiências e vivências como merendeira. Daniela também sensibilizou a todos com o seu relato sobre a viagem à Republica Dominicana (uma das premiações do concurso), falando sobre outras realidades e experiências no contexto da alimentação escolar.

 

    • Taquara: Educação Alimentar e Nutricional através da música e Plantas alimentícias não convencionais (PANC) na alimentação escolar: desafio para introdução e trabalho com professores com PANC como ferramenta pedagógica;

 

    • Campo Bom: Experiências do setor de nutrição das secretarias de educação e saúde, na promoção de bons hábitos alimentares em escolares;

 

    • Viamão:  PANC no contexto escolar, EMEF Guerreiro Lima;

 

    • Canoas: Hábitos Alimentares Saudáveis na Escola, EMEI Profª Terezinha S. Tergolina;

 

    • Gravataí: Construção do PSE no município;

 

    • Alvorada: 1º concurso lanche saudável na escola;

 

    • Porto Alegre: Pequenas Grandes Ações na Educação Infantil, EMEI Maria Marques Fernandes.

 

 

No final do Encontro ainda houve sorteio de materiais disponibilizados pela equipe do CECANE UFRGS.

 

Além da troca e integração durante o encontro, uma equipe composta por um representante de cada município, encontra-se mensalmente afim de elaborar o planejamento do Programa de Educação Permanente para promoção da alimentação saudável no ambiente escolar, onde os esforços entre secretarias possam ser unificados em relação a vigilância alimentar e nutricional dos escolares no combate ao sobrepeso e obesidade infantil.

 

Sem dúvidas o evento foi um sucesso e irá gerar frutos para a realização de ações para o enfrentamento da obesidade a curto, médio e longo prazo.

 

Confira algumas fotos do evento:

Fonte: REBRAE