sexta, 20 de abril de 2018

InformaNutri nº 01/2018 – Check List de atividades do Nutricionista no âmbito do PNAE

InformaNutri nº 01/2018 – Check List de atividades do Nutricionista no âmbito do PNAE

por Rebrae 18/01/18

O InformaNutri nº 01.18, elaborado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE), foi enviado para o contato de todos os nutricionistas vinculados ao PNAE, cadastrados no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC/FNDE), e aborda a temática: “Check List de atividades do Nutricionista no âmbito do PNAE”.

 

O período de execução de 2018 do Programa já se iniciou e com isso vem a preocupação com o planejamento das diversas atividades que serão realizadas durante  o ano.

Para auxiliar o nutricionista que possui papel fundamental na gestão e execução do PNAE, faremos aqui um check list de algumas atividades obrigatórias desse profissional:

  • Elaboração do Plano Anual de Trabalho – o nutricionista vinculado à Entidade Executora deverá elaborar o Plano Anual de Trabalho detalhando o planejamento das ações a serem executadas. É importante lembrar que o Plano Anual de Trabalho deve ser aprovado pelos gestores e apresentado ao CAE.

 

  • Planejamento e elaboração de cardápios – com base no diagnóstico nutricional e nas referências nutricionais o nutricionista deverá planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar observando: per capita adequado às faixas etárias, respeito aos hábitos alimentares, à cultura alimentar da localidade, utilização de produtos da Agricultura Familiar e dos Empreendedores Familiares Rurais. Lembrando que os cardápios deverão ter nome, CRN e assinatura do nutricionista responsável por sua elaboração bem como deverão ter a média semanal de sua composição nutricional (energia, macro e micronutrientes).

 

  • Elaboração de Ficha Técnica de Preparo (FTP) – é um instrumento gerencial de apoio operacional. É através da FTP que o nutricionista poderá, por exemplo, padronizar as preparações, minimizar perdas e desperdícios de gêneros alimentícios e determinar custo médio das preparações per capita.  Vale ressaltar que o nutricionista deve avaliar quais dados são prioritários dentro da sua FTP.

 

Para auxiliar no trabalho dos nutricionistas que atuam no âmbito do PNAE, a Coordenação do Programa de Alimentação Escolar – CGPAE publicou o Manual de Apoio para as Atividades Técnicas do Nutricionista do Âmbito do PNAE.

O Manual de apoio está disponível:

 

 



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3721

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3721