sexta, 20 de outubro de 2017

JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Confira o relato de algumas escolas participantes e que receberam o primeiro selo

JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Confira o relato de algumas escolas participantes e que receberam o primeiro selo

por Rebrae 28/08/17

JORNADA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Confira o relato de algumas escolas participantes e que receberam o primeiro selo   

No dia 25 de maio de 2017, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação lançou a Jornada de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas de educação infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Até o momento foram abordados no tema 1 (Alimentação Complementar e Prevenção da Obesidade Infantil), no tema 2 (Alimentos Regionais Brasileiros) e no tema 3 (Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos) onde as escolas participantes enviaram seus relatos.

Chegamos ao tema 4 (Horta Escolar Pedagógica)  e a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do PNAE tem recebido excelentes ações que vão de encontro com as temáticas propostas pela Jornada de EAN que é um convite à comunidade escolar para evidenciar práticas educativas voltadas para a alimentação.

A cada etapa concluida os participantes recebem o certificado contendo uma parte do quebra-cabeça. Ao final da Jornada, serão selecionadas  atividades que irão compor o “Caderno de Atividades de EAN na Educação Infantil”, a ser publicado em 2018.

 

Confira o relato de algumas escolas participantes

“Nós, do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Norma Andrade Nogueira, estamos muito felizes com a oportunidade de participar da Jornada da Educação Alimentar e Nutricional promovida pelo FNDE, pois acreditamos que, através dessa ação, podemos envolver toda a comunidade escolar, e assim contribuirmos para a melhora na qualidade de vida e na saúde de nossas crianças e suas famílias, com a certeza que através de uma educação alimentar saudável criaremos hábitos que vão acompanhá-los por toda a vida. A Jornada rompeu os muros da escola e envolveu nossa comunidade e isso é sensacional para um educador.”

Michelle Rodrigues Mendes e Rejane Ribeiro – Gestoras do Espaço de Desenvolvimento Infantil Professora Norma Andrade Nogueira – Rio de Janeiro – RJ

        

 

“Ter a experiência de trabalhar com ações feitas para mobilizar a escola e sociedade é muito gratificante, e poder implantar os temas da Jornada EAN no cotidiano das nossas crianças é muito mais importante e inovador já que a Escola Divida Gloria do município de Matinhas nunca havia participado de um projeto tão participativo e educador como esse.”

Aline Kelly Evaristo Luna – Nutricionista

“Estou vivenciando uma das melhores experiências de educação nutricional através da Jornada de EAN na escola Casulo Dr Heraldo Rocha. Até o momento pude perceber o quanto é satisfatório realizar esse trabalho juntamente com as equipes gestoras das unidades escolares para incentivar uma alimentação saudável aos alunos. O engajamento das partes faz com que as atividades sejam realizadas de forma a estabelecer uma ligação muito maior entre os envolvidos, refletindo a importância de que ações como essas podem modificar hábitos saudáveis das nossas crianças.”

Talita Galvão de Carvalho Lima – Campo Formoso – BA

“Mobilizamos nossas escolas e nossos diretores a participar da Jornada por entendermos a importância da educação alimentar na construção dos hábitos saudáveis na infância. As etapas da Jornada ate o momento, motivaram toda a comunidade escolar. Após concluírem a primeira etapa da Jornada, nossas diretoras receberam a primeira parte do selo que foi muito festejado e motivou o departamento pedagógico de Sento Sé/BA a oferecer todo o apoio que elas precisam para a Jornada Educação Alimentar.”

Adébora de Almeida Ribeiro Carvalho – Chefe do Departamento Pedagógico – Sento Sé – BA

 

 

“Nossa escola ficou muito feliz com a nota 10 e a chegada do primeiro selo. Quando apareceu a oportunidade de participar da Jornada de EAN ficamos apreensivos, mas fomos surpreendidos com um desafio maravilhoso em poder trabalhar a educação alimentar envolvendo as crianças e todos os profissionais da escola. Como educadora me sinto muito satisfeita porque vejo os resultados chegarem ate as casas dos nossos alunos. Eles chegam em casa e comentam com seus pais. E essa vivência é maravilhosa”.

Maria da Conceição de Oliveira Bastos – Gestora CREI Custódia Nóbrega – João Pessoa/PB

“Participar da jornada é uma forma de consolidar o trabalho que já é realizado pelo setor de Alimentação Escolar do município, é um momento de enriquecimento para melhor entender a questão de alimentação saudável e de como fazer escolhas saudáveis. A jornada está sendo significativa não só para nossas crianças, mas também para toda a comunidade escolar. Houve mudança significativa por parte de todos os envolvidos, principalmente dos alunos que se empolgaram com a forma na qual as atividades foram desenvolvidas.”

Karyelle Oliveira Santos – Nutricionista – Pastos Bons – MA

 

 

O PNAE valoriza essas importantes ações desenvolvidas. A Educação Alimentar e Nutricional é um investimento que acontece no presente, mas reflete também no futuro. Ao mesmo tempo em que ajuda a prevenir a obesidade infantil, cria raízes para que os adultos de amanhã valorizem a saúde e a qualidade de vida, mudando suas práticas para melhor. É o início de um debate importante a ser implementado nas escolas e que ele inspire novos caminhos.

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE



Ver todas as notícias