segunda, 21 de maio de 2018

UFRGS é a Universidade Federal que mais adquire alimentos da agricultura familiar

UFRGS é a Universidade Federal que mais adquire alimentos da agricultura familiar

por Rebrae 18/04/18

No dia 22 de março ocorreu, em Brasília, o Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em que a UFRGS foi homenageada com o Prêmio Destaque 2017, por ser a Universidade Federal que mais adquiriu alimentos da agricultura familiar.

O simpósio contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e da Casa Civil, bem como com representantes das três forças armadas do país, do Ministério da Educação e de cooperativas de agricultores familiares do Brasil inteiro. Durante a atividade, foram apresentadas experiências positivas destes setores, assim como o resultado de compras do ano de 2017 (150 milhões de reais) e a meta para 2018 (300 milhões de reais).

A UFRGS recebeu o prêmio por ter investido 50%, dos recursos totais destinados à alimentação, em alimentos da agricultura familiar no ano de 2017, ultrapassando a meta governamental de 30%. “Esse reconhecimento só foi possível pelo belo trabalho de toda equipe da Divisão de Alimentação (DAL) e dos Restaurantes Universitários ao acreditarem comigo no objetivo desta política, adequando-nos quando necessário para, também, fortalecer e qualificar os fornecedores da agricultura familiar. Além disto, a equipe do Departamento de Licitações também deve ser reconhecida como setor importante para que tudo isto fosse possível, a qual trabalha em constante parceria conosco”, comentou Ludymila Schulz Barroso diretora da DAL.

Segundo a diretora, há inúmeras vantagens neste modelo de compra: a burocracia é menor, o que facilita a comercialização para os agricultores familiares, e os alimentos entregues têm qualidade superior. “O produto que compramos é de maior qualidade, onde a gente conhece a origem e tem proximidade com o produtor. Outra vantagem é de propiciar maior desenvolvimento social e econômico para esses agricultores”, avalia Ludymila. Ao todo, 536 famílias forneceram alimentos em 2017 para a UFRGS.

Fonte: UFRGS



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3721

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3721