sexta, 20 de julho de 2018

Você já conhece as melhores Receitas da Alimentação Escolar?

Você já conhece as melhores Receitas da Alimentação Escolar?

por Rebrae 31/01/18

A publicação “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” é uma homenagem aos participantes do Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado, em 2016, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação,  com o objetivo de:

  • comemorar os 60 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);
  • valorizar o papel das merendeiras e dos merendeiros na promoção da alimentação saudável nas escolas públicas brasileiras;
  • promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

O concurso foi dividido em quatro etapas:

Na primeira, Eliminatória, foram classificadas apenas as receitas cujas Entidades Executoras alcançaram a pontuação mínima de “6” (seis), conforme os critérios estabelecidos, tais como: contar com nutricionista responsável técnico cadastrado no FNDE e ter adquirido alimentos oriundos da agricultura familiar. 2.433 merendeiras de todas as regiões participaram da primeira fase.

Na segunda etapa, Estadual, foi aberta uma votação no site do Concurso, em que nutricionistas cadastrados no Programa e membros do Conselho de Alimentação Escolar selecionaram até 4 (quatro) receitas inscritas no seu estado para participação na Etapa Regional.

Na terceira etapa, Regional, foram selecionadas as 5 (cinco) receitas mais bem votadas por unidade federativa, totalizando 135 (centro e trinta e cinco) preparações. Nessa etapa, as escolas cadastraram no site as atividades de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvidas e relacionadas com a receita classificada. Assim, foram escolhidas as três receitas mais votadas de cada região do país.

Na quarta e última etapa, Nacional, as quinze receitas finalistas (três de cada região) foram Apresentação C avaliadas por uma comissão julgadora formada por um estudante da rede pública de educação básica, um chef de cozinha, um nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar e um representante de entidade pública parceira do PNAE. As receitas foram preparadas em tempo real durante evento realizado em Brasília, e a comissão julgadora apontou a melhor de cada região, levando em consideração os critérios pré-estabelecidos.

O livro de está disponível na biblioteca da REBRAE.

 



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/rebraecom/public_html/wp-includes/functions.php on line 3743