quinta, 23 de maio de 2019

Terceira edição do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional é lançada (2014 – 2015 – 2018)

Terceira edição do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional é lançada (2014 – 2015 – 2018)

por Rebrae 15/02/19

O Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional de 2018 foi a terceira edição de uma pesquisa realizada pela Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares, na Coordenação-Geral de Apoio à Implantação e Gestão do SISAN da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O MapaSAN é uma pesquisa realizada pelo governo federal com a finalidade de coletar informações, no âmbito das Unidades da Federação e dos municípios brasileiros, sobre a gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional sobre seus componentes municipais e estaduais. Ações de SAN realizadas pelos municípios e os Equipamentos Públicos de SAN foram pesquisa nos 2.319 municípios que participaram da edição de 2018 da pesquisa. Em 2015 responderam 2.430 municípios e em 2014, 1628.

Este sumário do MapaSAN 2018, trata mais especificamente sobre a Gestão do Sisan no âmbito municipal, incluindo algumas informações sobre as ações de SAN realizadas nos municípios. Foram sistematizados dados do MapaSAN 2018 comparativamente com os resultados das duas outras edições da pesquisa, realizadas em 2014 e 2015.

A última edição da pesquisa foi realizada pelo Departamento de Estruturação e Integração de Sistemas Públicos Agroalimentares (DEISP) no contexto das estratégias de pesquisa da Coordenação-Geral de Apoio à Implantação e Gestão do SISAN (CGSIS), entre os meses de junho a outubro de 2018.

No primeiro segmento apresenta-se os principais resultados de participação dos municípios no MapaSAN 2018 seguido de análise comparativa com as edições anteriores. Em seguida informações sobre a gestão do Sisan nos municípios com análise dos dados do MapaSAN 2018 e de edições anteriores, abordando informações sobre os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), incluindo disponibilidade de recursos municipais, proporção entre representantes, caráter decisório, secretaria executiva.

Outro componente do Sisan no âmbito municipal analisado em termos de evolução desde a primeira pesquisa foi Câmara Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), bordando tópicos sobre o vínculo administrativo, a disponibilidade de recursos municipais e secretaria executiva.

O Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) é abordado em seguida com detalhamento sobre o Plamsan no Plano Plurianual (PPA) dos municípios, a participação da sociedade civil na fase de elaboração e no monitoramento. O documento prossegue com a análise comparativa sobre as Conferências Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional e as leis municipais de SAN. Por fim, sumariamente, são apresentadas informações sobre as ações de SAN no âmbito municipal.

A descrição dos dados da pesquisa nos municípios prioriza uma análise comparativa sobre a evolução dos principais componentes da gestão do Sisan em seus componentes municipais, como uma divulgação parcial prévia de algumas informações da edição mais recente como parte de uma publicação completa com os dados do MapaSAN 2018 a ser divulgada em breve.

Acesse o link do Sumário executivo do MapaSAN 2018 para dowload

Fonte: CAISAN/MDS



Ver todas as notícias


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3813

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-includes/functions.php on line 3813

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/rebrae/www/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 111