segunda, 22 de outubro de 2018

Acesse o livro “Alimentação Escolar – Promovendo a saúde do futuro”

Acesse o livro “Alimentação Escolar – Promovendo a saúde do futuro”

por Rebrae 02/10/18

A obesidade e suas consequências são uma ameaça real e cada vez mais presente na vida de muitas crianças e adolescentes. A escola é um importante ambiente para a construção de hábitos alimentares mais saudáveis e de luta contra a obesidade. Pensando nisso, o Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) do estado de São Paulo lançou o livro “Alimentação Escolar – Promovendo a saúde do futuro”.

A publicação tem como objetivo destacar o papel da alimentação escolar na promoção da saúde de crianças a adolescentes e as principais atividades desenvolvidas pelos diversos atores da alimentação escolar, como professores, coordenadores, diretores, merendeiras, manipuladores de alimentos e nutricionistas, com o foco em estimular e apoiar ações de educação alimentar e nutricional baseadas no consumo de hortifrutis e na redução do consumo de alimentos ultraprocessados.

O livro traz receitas nutritivas elaboradas com os principais produtos agrícolas utilizados na alimentação escolar no estado de São Paulo, visando incentivar o consumo de alimentos “in natura”, por meio de receitas nutritivas e de preparações mais atrativas para o consumo das crianças e adolescentes. Creme de abóbora com carne desfiada, cuscuz de frango, feijoada de legumes, talharim com abobrinha e omelete de forno com couve são algumas das receitas apresentadas.

A edição apresenta também orientações para os responsáveis pela execução do Programa de Alimentação Escolar (Pnae), com dicas para a escolha e compra de produtos da agricultura familiar e promoção do desenvolvimento da economia local.

Apontando caminhos para uma alimentação saudável e possível para todos, o livro “Alimentação Escolar – Promovendo a saúde do futuro” é um “prato-cheio” para refletir sobre a qualidade do que os estudantes estão ingerindo e dar novos significados à relação com a alimentação no ambiente escolar e que se refletem em toda a sociedade.

Clique aqui para acessar o livro “Alimentação Escolar – Promovendo a saúde do futuro”.

Texto: Francicarlos Diniz

Fonte: Ascom/Consea



Ver todas as notícias