segunda, 22 de outubro de 2018

Conferência mundial de agricultura e alimentação começou nesta segunda-feira

Conferência mundial de agricultura e alimentação começou nesta segunda-feira

por Rebrae 17/09/18

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, sedia a 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada. O tema central do encontro é alimentos saudáveis, sociobiodiversidade e sistemas agroalimentares sustentáveis: inovações do consumo à produção. Ao longo de cinco dias, a Conferência vai reunir cerca de 170 especialistas de 36 países, em uma intensa programação que inclui painéis de escopo internacional, simpósios, apresentação de trabalhos científicos em grupos de trabalho temáticos, relatos de experiências, saídas de campo e atividades culturais. Mais de 950 pessoas já se inscreveram para participar da Conferência.

Reconhecidos(as) acadêmicos(as) e especialistas, além de representantes de governos, instituições internacionais e lideranças de movimentos sociais participam dos painéis. A proposta é refletir e debater diferentes visões sobre teorias, práticas e processos relacionados a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes, contribuindo para a articulação e construção de uma nova agenda de pesquisas, estudos e ações.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), Mudanças Climáticas, Segurança e Soberania Alimentar, e Política e Governança são alguns dos assuntos que serão tratados durante as manhãs. Os painéis acontecem no Salão de Atos da UFRGS, com tradução simultânea.

Comida de Rua

A Edição Especial do Comida de Rua será um espaço de convivência e alimentação para promover a integração entre os participantes da Conferência, produtores locais e a população de Porto Alegre, em uma experiência aberta ao público para estimular o debate sobre práticas alimentares. Mobilizada pela parceria entre a Comissão Organizadora da AgUrb e o Comida de Rua, conta com a participação e protagonismo de chefs, agricultores e empreendimentos locais, trazendo uma amostra da diversidade dos alimentos regionais e sazonais.

Feira no Parque da Redenção (atrás do Espelho d’água)

O espaço funciona entre durante toda a semana do evento no Parque da Redenção (atrás do Espelho d’água), ofertando almoços e lanches que abrangem a diversidade de estilos alimentares e contemplando o público com qualidade e diversidade. Na quarta (19) e quinta-feira a feira se estende até as 22h, promovendo uma festa com a participação de DJs locais, tornando-se um espaço de lazer a céu aberto para a população. Ao longo do dia 20, a feira traz uma série de atividades abertas: Yoga, Danças Circulares e oficina de identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais são algumas das atrações. Confira os horários de funcionamento no serviço abaixo e a programação completa.

A programação cultural da 3ª AgUrb também inclui o lançamento de 12 livros relacionados aos temas da Conferência, com sessões de autógrafos nos dias 18 e 19, às 18h30min, na Sala 2 do Salão de Atos da Ufrgs.

Cinema

Ainda nos dias 18 e 19, a Conferência vai apresentar o Cine AgUrb, trazendo uma mostra de curtas e médias metragens ficcionais e documentais sobre os temas em questão no evento. As exibições acontecem na Sala Redenção, abertas ao público em geral, com entrada franca.

Mais detalhes, acesse o site do III AgUrb

Fonte: Fabiane Morais/AgoraNoRS



Ver todas as notícias