segunda, 22 de outubro de 2018

Confira o InformaNutri nº 09/2018 – Descontinuidade da Pirâmide Alimentar

Confira o InformaNutri nº 09/2018 – Descontinuidade da Pirâmide Alimentar

por Rebrae 28/09/18

Caros(as) nutricionistas,

A pirâmide alimentar, uma das representações mais presente e discutida na alimentação humana, continua sendo uma das ações de Educação Alimentar e Nutricional com maior recorrência nas escolas. No entanto, destacamos que esta proposta não está alinhada com o novo paradigma do que seja uma alimentação adequada e saudável apontado pelas pesquisas mais recentes sobre nutrição e assumido pelo Ministério da Saúde.

Como uma nova orientação para as escolhas alimentares em substituição ao uso da pirâmide alimentar, o Brasil publicou, ao final de 2014, o Guia Alimentar para População Brasileira.

As recomendações do Guia Alimentar são de caráter qualitativo, orientando que uma alimentação adequada e saudável é aquela baseada em comida de verdade, ou seja, em alimentos in natura ou com mínimo processamento, devendo-se evitar os alimentos ultraprocessados.

As diretrizes estabelecidas na nova versão do Guia Alimentar estão também relacionadas com a atuação do nutricionista no PNAE. Novos conceitos foram definidos considerando os padrões de alimentação da população brasileira e o impacto das escolhas alimentares sobre o ambiente e a cultura. Isso significa valorizar os alimentos tal como os conhecíamos desde sempre, e deixar de lado a abordagem por nutrientes separados.

Para visualizar o Guia Alimentar na íntegra acesse o link 



Ver todas as notícias