terça, 18 de setembro de 2018

É lançado livro Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios

É lançado livro Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios

por Rebrae 06/09/18

Através da mobilização de diversas áreas do conhecimento, que contribuíram de forma integradora e multidisciplinar, é lançado o livro Desperdício de alimentos: velhos hábitos, novos desafios, construído pelo organizador Marcelo Zaro, pela equipe colaborada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Campus Litoral Norte (UFRGS CLN) em parceria com o Instituto Pampeanos de Preservação Ambiental (IPPA), pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela Prefeitura de Caxias do Sul. A obra surge através da urgência de uma reeducação ambiental que possa reduzir os impactos ambientais causados pelo uso irresponsável dos recursos naturais assim como praticar manejos sustentáveis.

O desperdício de alimentos percorre diversos aspectos da vida social e natural e econômica, entrelaçados no dia-a-dia e em cada maneira própria de viver, assim, o livro apresenta 19 capítulos que, apesar de trazerem perspectivas únicas de cada autor, se interligam. Dentre os principais eixos abordados destacam-se estratégia para desperdício de alimentos, formas e contextos de consumo, resíduos sólidos e manejo natural sustentável, reaproveitamento de sobras alimentares, gastronomia sustentável e PANCs, políticas públicas de segurança alimentar e a educação alimentar e nutricional como ferramenta contra o desperdício.

Diante do consumo insustentável da população, principalmente urbanizada, e a interação e a relação que a sociedade atual mantém com o meio – o campo, a floresta, as águas, e as cidades como canalizadoras de todos esses recursos – reafirma-se a cada vez mais a necessidade de uma consciência coletiva de cuidado e reeducação ambiental.

O desperdício de alimentos é uma problemática decisiva para a redução de danos desses espaços ocupados e é estratégia efetiva de transformação nas formas insustentáveis de consumo da sociedade, viabilizando assim novos modos de vida mais saudável para a fauna, a flora, os espaços ocupados e o meio ambiente como um todo. 

Para acessar e fazer download do livro virtual acesse aqui 

FONTE: REBRAE



Ver todas as notícias