segunda, 24 de setembro de 2018

Em Recife, FNDE lança a 2ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

Em Recife, FNDE lança a 2ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional

por Rebrae 22/03/18

Em evento realizado nesta quarta e quinta-feira, FNDE lançou a  2ª edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional e, também, o Livro da 1ª Jornada EAN

Gestores educacionais, nutricionistas e professores estão reunidos em Recife nesta semana para o Encontro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento ocorre nesta quarta e quinta-feira, 21 e 22/3, na Universidade Federal de Pernambuco, e tem como objetivo incentivar o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas do país.

“Acreditamos que promover ações que estimulem a boa alimentação nas escolas é de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula”, afirmou o Diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa, ao comemorar o sucesso da primeira Jornada ocorrida no ano passado e, em seguida, anunciar a abertura das inscrições para a segunda edição.

As estratégias do FNDE para a promoção das ações de educação alimentar e nutricional tiveram destaque em 2017, quando foi realizada a primeira Jornada EAN nas escolas de Educação Infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.  Nessa primeira edição, 800 escolas dos 24 estados do país foram inscritas, sendo 460 selecionadas para participar do concurso.

Ao final da Jornada, que teve como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar, foram selecionados os 30 melhores relatos de experiências realizadas nas escolas brasileiras. As iniciativas foram reunidas em um livro, lançado nesta quarta-feira, em Recife.

2ª edição da Jornada EAN – Entendendo que Educação Alimentar e Nutricional é uma prática contínua e permanente, serão incluídas nesta segunda edição as unidades escolares do Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano), ampliando o escopo e permitindo que os estudantes que participaram da primeira edição possam continuar recebendo atividades educativas de promoção da alimentação adequada e saudável.

As inscrições começam na quinta-feira, 22/03, e vão até 06/05, exclusivamente por meio da plataforma e-FNDE. Serão aceitas até mil inscrições.

Esta nova edição será composta de quatro etapas com os seguintes temas: Comida de verdade na escola; Promovendo a alimentação adequada e saudável no currículo escolar; Propaganda e publicidade de alimentos para o público infantil; Envolvimento da família na alimentação escolar: vamos aprender juntos!

A cada etapa cumprida, será liberada para download na plataforma e-FNDE uma peça do “Selo de participação da Jornada de EAN – 2ª edição”. Após a conclusão das quatro etapas, os participantes terão completado o selo, que se configura em um quebra-cabeça, que poderá ficar exposto nas escolas.

As regras estão dispostas no edital do concurso, disponível no site do FNDE.
Fonte:  Assessoria de Comunicação Social do FNDE



Ver todas as notícias