segunda, 24 de setembro de 2018

FNDE apresenta livro “Educação Alimentar e Nutricional – Articulação de Saberes”

FNDE apresenta livro “Educação Alimentar e Nutricional – Articulação de Saberes”

por Rebrae 23/04/18

Cumprindo o compromisso de instrumentalizar nutricionistas, professores e demais profissionais para as práticas de EAN no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apresentam o livro Educação Alimentar Nutricional – Articulação de Saberes 

Como sabe-se, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes fundamentais do Programa. Desta forma, o livro promove a articulação entre a Nutrição e a Educação, saberes essenciais no processo de execução do PNAE, propondo-se a contribuir para que o nutricionista, como profissional de saúde, seja inserido no universo da Educação, apropriando-se dos conceitos daquela área e enriquecendo sua prática para a alimentação escolar.

Assim, é possível contribuir para que o profissional da educação compreenda as razões das escolhas técnicas dos nutricionistas para compor os cardápios escolares, respeitando as necessidades nutricionais dos estudantes e suas particularidades culturais.

O livro está dividido em 4 partes:

1. Referências Básicas para Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN);

A primeira parte trata-se de uma discussão sobre três documentos normativos e orientadores acerca das políticas e ações de Educação Alimentar e Nutricional: o Marco de Referência de EAN para as Políticas Públicas, o Guia Alimentar para a População Brasileira e a Estratégia Intersetorial de Prevenção e Controle da Obesidade. As finalidades, os princípios e as orientações que esses documentos apresentam sobre EAN são o foco da argumentação.

 2. Alimentação e Nutrição, EAN e Ciências Humanas; 

A segunda parte do livro traz textos que buscam aproximar o profissional da nutrição de uma discussão histórica e cultural sobre alimentação, que geralmente os cursos de formação inicial não contemplam. Situam-se historicamente práticas de EAN, da década de 1930 aos dias atuais, evidenciando sua fundamentação sociocultural, bem como suas relações com as ideias pedagógicas que marcaram esse período.

3. Educação Alimentar e Nutricional e Dialogicidade,

Já na terceira parte do livro, são discutidas as ideias pedagógicas que influenciaram tanto a educação escolar brasileira como as concepções e práticas de EAN no Brasil. Caracteriza-se cada tendência pedagógica, para em seguida destacar e aprofundar a pedagogia dialógica em seus fundamentos e estraté- gias metodológicas ativas e dialógicas.

4. Educação Alimentar e Nutricional e Articulação de Saberes.

Por fim, a última parte trata-se de uma discussão sobre a problemática da separação de saberes, destacando as consequências da falta de diálogo entre saber acadêmico e saber popular e entre campos de conhecimentos acadêmicos. Tomando alimentação e nutrição como tema transversal/gerador, apresentam-se saberes cuja articulação favorece práticas situadas, efetivas, consistentes e duradouras de EAN, especialmente no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O livro já está disponível na biblioteca virtual da REBRAE.

Boa leitura!



Ver todas as notícias