ESPAÇO CAE

Conheça os espaços do CAECAECAE

podCAE

O podCAE é uma ferramenta de formação para o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), em formato de áudios curtos (podcast). Em uma série de 6 episódios, o podCAE percorre desde o controle social até a atuação do CAE, oportunizando que atores do PNAE e outras pessoas interessadas na Alimentação Escolar possam conhecer melhor o CAE e a sua importância para a política pública do PNAE.

Essa produção é uma parceria entre a REBRAE, através do CECANE UFRGS, com o FNDE!

Acompanhe aqui o podCAE , toda semana um novo episódio

Biblioteca do CAE

Aqui você encontra materiais sobre o CAE, como guias, manuais, orientações e conteúdos diversos sobre o conselho, e também as publicações do INFORME CAE

Clique aqui para acessar

FÓRUM REGIONAL DO CAE

O FÓRUM CAE REGIONAL - Rio Grande do Sul (RS), é a primeira versão desse espaço que pretende alcançar os CAES do Brasil. Esse espaço é destinado aos representantes do conselho, para que aqui possam trocar experiências, aprender e conhecer mais sobre a importância do controle social: garantir que os alunos recebam uma alimentação escolar de qualidade! 

Em breve!

Você também pode começar conhecendo o CAE por aqui:

CONTROLE SOCIAL

Controle Social é a integração da sociedade com a gestão pública. Também pode ser entendido como a participação do cidadão na fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração pública. É um importante mecanismo de consolidação da cidadania, abrindo a oportunidade para os cidadãos acompanharem e cobrarem as ações dos governos. 

Controle Social do
PNAE

O controle social do PNAE é exercido por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE para a alimentação escolar, zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, bem como a aceitabilidade dos cardápios oferecidos e analisar a prestação de contas do gestor para a emissão do Parecer Conclusivo acerca da execução do Programa no SIGECON.

O Conselho de Alimentação Escolar é formado por sete (7) titulares e sete (7) suplentes que representam diferentes categorias da sociedade e da comunidade educativa. Mas se a Entidade Executora tiver mais que 100 escolas de educação básica, o CAE poderá também ter 14 ou 21 titulares (e mais seus 14 ou 21 suplentes).

É um colegiado independente com caráter consultivo e com poder de decisão.

O CAE é um colegiado porque as análises, as avaliações, as conclusões, as orientações devem ser tomadas em grupo.

Untitled design 4

Search