ESPAÇO CAE

Conheça os espaços do CAECAECAE

podCAE

O podCAE é uma produção, em formato de áudio, para que conselheiros e conselheiras de todo o Brasil possam conhecer melhor o que é controle social, o que é o CAE e a importância do conselho para a política pública do PNAE. Essa parceiria surge entre a REBRAE, através do CECANE UFRGS, e o FNDE! Em breve você poderá escutar o podCAE em qualquer lugar, aguarde! 

Biblioteca do CAE

Aqui você encontra materiais sobre o CAE, como guias, manuais, orientações e conteúdos diversos sobre o conselho, e também as publicações do INFORME CAE

Clique aqui para acessar

FÓRUM REGIONAL DO CAE

O FÓRUM CAE REGIONAL - Rio Grande do Sul (RS), é a primeira versão desse espaço que pretende alcançar todos os conselheiros e conselheiras do Brasil. Esse espaço é para você, conselheiro(a), para que aqui possa trocar experiências, aprender e conhecer mais sobre a importância do controle social: garantir que os alunos recebam uma alimentação escolar de qualidade! 

Se você faz parte do CAE do RS, não deixe de aproveitar essa oportunidade, CLIQUE AQUI. 

Você também pode começar conhecendo o CAE por aqui:

CONTROLE SOCIAL

Controle Social é a integração da sociedade com a gestão pública. Também pode ser entendido como a participação do cidadão na fiscalização, monitoramento e controle das ações da administração pública. É um importante mecanismo de consolidação da cidadania, abrindo a oportunidade para os cidadãos acompanharem e cobrarem as ações dos governos. 

Controle Social do
PNAE

O controle social do PNAE é exercido por meio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) que é responsável por acompanhar e monitorar os recursos federais repassados pelo FNDE para a alimentação escolar, zelar pela qualidade dos alimentos, em especial quanto às condições higiênicas, bem como a aceitabilidade dos cardápios oferecidos e analisar a prestação de contas do gestor para a emissão do Parecer Conclusivo acerca da execução do Programa no SIGECON.

O Conselho de Alimentação Escolar é formado por sete (7) titulares e sete (7) suplentes que representam diferentes categorias da sociedade e da comunidade educativa. Mas se a Entidade Executora tiver mais que 100 escolas de educação básica, o CAE poderá também ter 14 ou 21 titulares (e mais seus 14 ou 21 suplentes).

É um colegiado independente com caráter consultivo e com poder de decisão.

O CAE é um colegiado porque as análises, as avaliações, as conclusões, as orientações devem ser tomadas em grupo.

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