Evento virtual apresentou novidades e atualizações da legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar às redes estaduais 

estadual.pngO Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu na quinta-feira, 8 de abril, o segundo Encontro Técnico de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desta vez voltado para os profissionais das redes estaduais. O evento de capacitação faz parte de uma série de encontros virtuais previstos para este semestre e têm como foco apresentar as novidades, atualizações e informações técnicas e práticas sobre a execução das ações de alimentação e nutrição para aprimorar a execução do programa.

Na abertura, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, apontou a importância dos nutricionistas no desenvolvimento do programa. “Vocês, nutricionistas, são um dos elos mais importantes do Pnae. São os responsáveis pela elaboração dos cardápios, em busca de uma alimentação nutritiva e de qualidade para os estudantes das redes públicas de todo o Brasil. E ao mesmo tempo, promovem a saúde no ambiente escolar e combatem tanto a desnutrição quanto a obesidade e o sobrepeso”, afirmou.

O diretor de Ações Educacionais da autarquia, Garigham Amarante, saudou e desejou a todos os inscritos um excelente evento. “Um bom curso e uma boa atualização das informações”, ressaltou.

A coordenadora-geral do Pnae, Karine Santos, destacou a importância de cada profissional envolvido na produção de uma alimentação saudável aos estudantes, principalmente nesse período de pandemia. “Não é simples executar o Pnae fora da escola. A expertise do nosso trabalho é ofertar refeições no ambiente escolar. Mas todos nós, como a Coordenação do Pnae, os nutricionistas escolares, os conselhos de alimentação e os gestores estaduais e municipais, nos vimos diante desse desafio e conseguimos manter o acesso aos alimentos e fazer a distribuição dos gêneros alimentícios por meio dos kits, durante todo o ano de 2020 e agora isso perdura pelo ano de 2021. O FNDE está compromissado em continuar nessa missão de levar alimentação aos nossos estudantes”, finalizou. 

Durante o encontro, foram ministradas palestras sobre o programa. Os participantes também puderam enviar, antecipadamente, questionamentos que foram abordados durante o evento. As dúvidas que não puderam ser debatidas na ocasião serão respondidas posteriormente por e-mail.

A versão integral do Encontro Técnico de Nutricionistas está disponível no canal oficial do FNDE no YouTube.

Fonte: FNDE