O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), participou nesta quinta-feira, 1 ° de julho, do lançamento da agenda de trabalho do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras no Brasil. O encontro on-line teve como objetivo discutir e traçar estratégia sobre o tema da alimentação saudável, desde a produção até o consumo. 

Em sua apresentação, o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, ressaltou o benefício de ofertar uma alimentação de qualidade para os estudantes. “Sabemos que as experiências alimentares incorporadas durante a infância são determinantes para a formação dos padrões alimentares adotados pelos visitantes, sendo o ambiente escolar um importante local que permite o contato direto com os estudantes, a formação de hábitos alimentares saudáveis ​​ea construção da autonomia para tomar Decisões conscientes sobre o alimento e a alimentação ”, afirmou.  

O presidente ainda destacou a importância do empenho de todos os responsável na promoção da alimentação saudável na vida dos estudantes. “E cabe a nós, representantes do governo, o papel de sensibilizar todos os atores envolvidos na execução do programa e fortalecimento dos profissionais que se dedicam à alimentação escolar, a fim de que possamos usar essa política com todo o potencial de transformação que ela tem ”, finalizou. 

O Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o encontro contou com uma parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

O vídeo do lançamento da agenda de trabalho do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras no Brasil está disponível no canal da ONU Brasil no  Youtube. 

Fonte: Site FNDE