segunda, 22 de outubro de 2018

Livro “Abastecimento Alimentar: redes alternativas e mercados institucionais” apresenta um outro paradigma de desenvolvimento

Livro “Abastecimento Alimentar: redes alternativas e mercados institucionais” apresenta um outro paradigma de desenvolvimento

por Rebrae 27/09/18

Uma coedição entre a Editora UFFS e a Universidade de Cabo Verde, o livro “Abastecimento Alimentar: redes alternativas e mercados instituicionais” já está disponível na internet. O material é resultado de um projeto aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2013 e contou com a colaboração de pesquisadores de várias regiões do Brasil, Cabo verde, Uruguai, França e Canadá. Organizações da sociedade civil do Brasil e do Uruguai também participaram do projeto.

Organizado pelos pesquisadores Julian Perez-Cassarino, Rozane Marcia Triches, Jose Giacomo Baccarin e Carla Rosane Paz Arruda Teo, o livro apresenta “um novo paradigma de desenvolvimento rural se sustenta na construção de modelos orientados sob uma perspectiva mais endógena, territorializada e ecologicamente enraizada”.

Está dividido em três seções: introdução às discussões sobre a sustentabilidade do sistema alimentar, formas alternativas de abastecimento e políticas públicas; mercados institucionais, programas e experiências em Cabo Verde e Uruguai; e experiências brasileiras e uruguaias de redes alternativas de abastecimento alimentar.

Espera-se com estes capítulos contribuir para o aprofundamento dos temas que envolvem formas alternativas no abastecimento alimentar que sejam mais justas, mais saudáveis e mais sustentáveis. Nesse sentido, pretende-se evidenciar esta temática para que tanto a academia quanto o Estado e a sociedade possam pensar e efetivar mudanças que promovam sistemas alimentares sustentáveis, com soberania e segurança alimentar e nutricional.

Clique aqui e acesse a versão em pdf.

Fonte: Ascom/Consea



Ver todas as notícias