Skip to content
Notícias Rebrae
Capacitação sobre alimentação escolar no Suriname

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promoveu capacitação para agentes envolvidos com a alimentação escolar no Suriname. A ação de formação faz parte do projeto de cooperação técnica bilateral firmado entre o FNDE e o Ministério da Educação, Ciência e Cultura do Suriname.

O objetivo do projeto é de construir as diretrizes para implementar um programa de alimentação escolar sustentável no país parceiro, a partir da experiência brasileira na área, mas levando em conta as especificidades do Suriname. Entre as ações realizadas nesta semana, houve a capacitação de nutricionistas para a preparação dos cardápios escolares, além de formação sobre a compra, o armazenamento e a logística para levar alimentos para as escolas.

“Esse projeto é feito diretamente entre o governo brasileiro e o governo do Suriname, o que nos aproxima ainda mais e nos dá a possibilidade de trocar experiências de maneira muito mais intensa”, afirmou a diretora de Ações Educacionais do FNDE, Karine dos Santos.

Considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de programa sustentável de alimentação escolar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) serve de modelo para implantação de programas similares em países da África e da América Latina. O Pnae, coordenado pelo FNDE, está presente nos 5.570 municípios brasileiros, atendendo de forma universal a mais de 40 milhões de alunos, em cerca de 150 mil escolas. Por meio do programa, são servidas mais de 50 milhões de refeições diárias.

Fonte: FNDE