segunda, 24 de setembro de 2018

CECANE-UFRGS realiza atividade com frutos nativos do Rio Grande do Sul durante a Semana dos Alimentos Orgânicos

CECANE-UFRGS realiza atividade com frutos nativos do Rio Grande do Sul durante a Semana dos Alimentos Orgânicos

por Rebrae 12/06/18

A atividade Frutos Nativos do RS: conversa e degustação na feira ecológica ocorreu no dia 30 de maio de 2018 às 15h na Feira Agroecológica do Pátio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Menino Deus, Porto Alegre – RS). O evento foi realizado pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE – UFRGS) em conjunto com o Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades (UFRGS) e o projeto Biodiversidade para Alimentação e Nutrição (BFN), como parte da programação da Semana dos Alimentos Orgânicos 2018: Produto Orgânico, Melhor para a Vida, organizada pela Comissão da Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPOrg-RS) entre os dias 28 de maio e 05 de junho de 2018.O evento consistiu na mostra e degustação de duas preparações com frutos nativos da Região Sul do Brasil, o arroz doce de butiá e a farofa de pinhão, elaboradas pelas agentes do CECANE – UFRGS no laboratório de técnica dietética do curso de Nutrição na Faculdade de Medicina da UFRGS. Para a mostra, uma mesa foi disposta no centro da feira, com livros sobre a temática (Alimentos Regionais Brasileiros – 2ª edição, do Ministério da Saúde; Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual ou Potencial: Plantas para o Futuro – Região Sul, do Ministério do Meio Ambiente; e Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar), além de folders divulgando a Semana dos Alimentos Orgânicos. Sobre a mesa também estavam as duas preparações a serem degustadas, bem como suas respectivas receitas impressas, distribuídas ao público interessado.

À medida que as pessoas se aproximavam da banca, eram apresentadas as duas preparações, uma pequena explanação sobre os frutos nativos do Rio Grande do Sul em conversa, com troca de receitas e informações também sobre a Semana e instituições envolvidas. A finalidade da atividade foi apresentar receitas costumeiras   enriquecidas com a inclusão de frutos nativos e agroecológicos como ingredientes, incentivando o consumo de alimentos regionais e orgânicos. O evento descrito alcançou um público de mais de 100 pessoas e as preparações apresentaram uma ótima aceitação.

Arroz doce com butiá

500g de arroz parboilizado

1 kg de açúcar cristal

1 litro de leite integral

500g de butiá

5 cravos da índia

Modo de fazer

Arroz:

Cozinhar o arroz com 2 litros de água, 500g de açúcar e o cravo até que esteja macio e com pouco líquido. Acrescentar o leite e deixar ferver por mais 15 minutos, desligar e reservar.

Butiá:

Retirar o caroço dos butiás e ferver em uma panela com 500g de açúcar até que fique cremoso (aproximadamente 15 min). Passar o doce de butiá em um processador até que vire um creme (Opcional! Pode-se deixar com os pedaços).

Para finalizar, esperar o arroz esfriar até ficar morno e misturar o doce de butiá.

Farofa de pinhão

1 cebola média

3 colher de sopa de azeite de oliva

1 molho de tempero verde

3 xícaras de pinhão cozido e triturado

1 xícara de farinha de mandioca torrada

1 colher de chá de cúrcuma em pó

1 colher de chá de sal marinho

Modo de fazer

Fritar a cebola em cubos pequenos no azeite até que esteja transparente. Acrescentar o pinhão e refogar por alguns minutos.  Acrescentar a farinha de mandioca torrada e o tempero verde, misturar por 1 minuto e desligar o fogo.

Equipe CECANE UFRGS que participou da visita:

Coordenadora de Gestão  – Profa Dra  Luciana Dias de Oliveira

Coordenadora Adjunta – Profa Dra Vanuska Lima da Silva

Agentes do PNAE – Amália Leonel e Gabriela Bratkowski (Nutricionistas)

Acadêmicas – Vanessa Magnus e Angélica Reis (Nutrição – UFRGS)

 

Confira fotos do evento:

Fonte: CECANE UFRGS



Ver todas as notícias