terça, 25 de setembro de 2018

Equipe CECANE UFG visita assentamento da reforma agrária que fornece gêneros alimentícios para o PNAE

Equipe CECANE UFG visita assentamento da reforma agrária que fornece gêneros alimentícios para o PNAE

por Rebrae 07/12/17

No dia 25 de novembro de 2017, ocorreu uma visita no assentamento Dom Fernando Gomes localizado próximo ao município de Itaberaí/GO, cerca de 100 km da capital Goiânia. O propósito da visita foi para que a equipe do CECANE UFG, em especial os acadêmicos do curso de nutrição e agronomia, conhecessem à campo o modelo de organização de agricultores familiares em um assentamento da reforma agrária e como os mesmos se articulam em forma de cooperativa para a venda dos produtos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A equipe foi recebida pelo monitor Ricardo do CECANE UFG, que também é um agricultor familiar do assentamento. Inicialmente, foi apresentado a produção do mel, desde o apiário com caixas e melgueiras até a casa do mel, local onde é realizado o processamento e o envasamento para comercialização. A equipe também conheceu o processo da produção de carne bovina, como o agricultor adquiriu o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) e a regulamentação junto a inspeção sanitária para que fosse possível a comercialização no PNAE.

O agricultor familia Leonel apresentou para a equipe a sua produção de hortifruiti  (mandioca, laranja, banana, milho e maracujá) e relatou como se tornou um assentado, como conseguiu comercializar seus produtos via cooperativa, as dificuldades encontradas e como os produtos são comercializado para o PNAE.

Ao final do dia, os participantes realizaram uma roda de conversa, em que diversos temas foram discutidos. Foi relatado como se deu o processo de concessão de acesso à terra para os agricultores assentados, bem como a regulamentação da cooperativa, os entraves e as soluções encontradas pelos agricultores. O agricultor também relatou a importância das ações do CECANE UFG para auxílio na organização da cooperativa e para abertura dos espaços de comercialização dos produtos para o PNAE

Essa vivência com os agricultores familiares assentados foi enriquecedora a todos os membros do CECANE UFG, uma vez que foi possível visualizar à campo como um ator social do PNAE produz, comercializa e se articula em grupos organizados.

 

 

 

 

Equipe CECANE que participou da visita:

Coordenadora de Gestão  – Profa Dra  Lucilene Maria de Sousa

Vice Coordenadora de Gestão – Profa Dra  Karine Anusca Martins

Assessor técnico CECANE – Thais de Paula Marques (Nutricionista)

Agente PNAE – Giovanna Angela Leonel Oliveira  (Nutricionista)

Monitor Pesquisa-Campo – Ricardo de Siqueira Camargo (Agrônomo)

Monitora Pesquisa-Campo – Tainá Amélia Santana Marchewicz (Nutricionista)

Acadêmicos –  Adryelli Joycyr Brito Santos (NUTRIÇÃO – UNIP)

– Ana Carolina Pereira Santos (NUTRIÇÃO – UFG)

– Caroline Oliveira Castro (NUTRIÇÃO – UFG)

– Camila Patrícia de Souza Araújo (AGRONOMIA – UFG)

– Cintia De Sousa Leite (NUTRIÇÃO – UFG)

– Gabriella Braz Essado (NUTRIÇÃO – UFG)

– Olívia Pinheiro Lima (NUTRIÇÃO – UFG)

– Victória Fabiano Arantes de Barros (NUTRIÇÃO – UFG)

– Nágylla Thamyris Bessa Neves (NUTRIÇÃO – UFG)

Professora da Faculdade de Nutrição: Ingryd Garcia de Oliveira

 

Fonte: CECANE UFG



Ver todas as notícias