Com a finalidade de adquirir produtos orgânicos a prefeitura do município de Santa Cruz do Sul firmou contrato com uma cooperativa ecológica de certificação orgânica para compor o cardápio da alimentação escolar, a Ecovale. No mês de julho ocorreu a primeira entrega de frutas e hortaliças e a partir deste momento, boa parte das frutas, vegetais e legumes consumidos pelos alunos que compõem as escolas da rede municipal estarão totalmente livres de agrotóxicos.
O município conta com 47 escolas da rede municipal e ao todo são distribuídos cerca de 29 mil pratos diariamente, totalizando 5,8 milhões de refeições ao longo do ano letivo. A nutricionista da Secretaria de Educação Elizabeth Rodrigues destaca que uma alimentação saborosa e nutritiva ajuda a melhorar o rendimento escolar, sendo também a fase escolar a melhor época da vida para promover hábitos alimentares saudáveis. A merenda escolar também contribui para o desenvolvimento físico e cognitivo dos educandos.
Como resultado desta ação espera-se validar as leis federais que incentivam a compra de alimentos da agricultura familiar, sendo que 30% dos alimentos para a alimentação escolar devem ser adquiridos diretamente da agricultura familiar, com prioridade aos gêneros alimentícios orgânicos e/ou agroecológicos.