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Experiências exitosas
Horta Escolar como Ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional

O Projeto Horta Urbana: Construindo Sabores sob a União de Mãos Comunitárias é um braço de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto da Realidade Social, Saberes e Sabores, o qual é executado na Instituição Associação de Moradores e Amigos da Vila Tronco Neves e Arredores (AMAVTRON), que atua na comunidade da Vila Cruzeiro, localizada no Bairro Santa Tereza, Zona Sul de Porto Alegre há 36 anos.

O projeto tem como objetivo desenvolver por meio de produção de hortas urbanas, estratégias para incentivar a alimentação saudável e sustentável assim promovendo segurança alimentar e nutricional da comunidade escolar e arredores. Inicialmente, por meio de reuniões com a instituição e membros envolvidos estabeleceu-se uma relação de interesse na realização do projeto, visto o alcance que pode tomar e os conceitos de grande valor envolvidos. Em plena fase de implementação este projeto já é um sucesso.

A instituição conta com atendimento de educação infantil, na qual, vem conseguindo envolver coordenação, equipe pedagógica, manipuladoras de alimentos, pais, familiares e amigos. O projeto está criando uma rede de apoio para que a horta na escola continue sendo mantida ao longo dos anos. Na escola não havia canteiro para a plantação, logo a proposta foi construir a horta inteiramente com materiais não estruturados e recicláveis, como canos de PVC, garrafas pets, caixas, pneus, paletes. Todo o material usado vem sendo fornecido pela comunidade escolar através de doações.

A equipe de nutrição envolvida diretamente no projeto é composta por: uma nutricionista Agente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECANE UFRGS), Amanda Souza Silva Sperb, duas alunas do curso de nutrição da UFRGS, Flaviana Mourelhe Cardoso e Eliséia Girard, sob a coordenação da professora do curso de nutrição da UFRGS, Luciana Dias de Oliveira. Além da equipe de nutrição envolvida há também todo o apoio na execução da equipe da instituição AMAVTRON composta por: Diretora Josiane Soares Cardoso da Silva; Coordenadora Pedagógica Nichole Rarumy da Silva Chagas; Educadoras Camila Fogaça Pacheco, Janaína Gonçalves da Silva, Lucimara Trindade Flores, Tassiane Elenice Toazza, Simone de Oliveira Nolasco, Jérika Rodrigues Pedroso, Jéssica Desirê Prates Souto, Adriane Lacerda Carvalho, Thalita da Silva, Elizandra Correia Munhoz, João Diego da Silva Ferreira, Juliana Venâncio Alves Dely; Nutricionista responsável técnica Karina Rodrigues de Souza e manipuladoras de alimentos Aline Silveira Castro, Marília Ferrão Almeida e Letícia Lima Peres. A escola tem como dirigente o senhor Luciano Soares Cardoso e a senhora Jéssica Soares Cardoso como vice dirigente.

Em parceria, unidas pelo nobre propósito, ambas as equipes vêm desenvolvendo estratégias para otimizar a participação dos alunos diante do espaço, do tempo e dos recursos disponíveis. Para os menores o foco tem sido a familiarização com as hortaliças com menor preocupação em consolidar o manejo mais adequado. Já com os maiores, além dessa importante familiarização, há também essa transmissão de saber mais técnico como meio de envolver e despertar o interesse dos mesmos. Estão ocorrendo encontros mensais com a participação de todas as turmas desde o berçário até o jardim. Durante os encontros já foram plantadas: mudas de tomate, alface, espinafre, salsa, radite, couve, beterraba e, também, sementes de beterraba, cenoura, rúcula, agrião, rabanete e tomate. Na última atividade acompanhada pela equipe do projeto, os alunos do maternal fizeram a colheita de alface e também receberam, de forma lúdica, orientações de segurança alimentar sobre procedimentos importantes de higiene dos alimentos. Após esse momento levaram a colheita até a cozinha e entregaram às manipuladoras de alimentos para a inserção no cardápio.

O projeto pretende deixar para a escola, não apenas a horta, mas também um mural com registros de momentos vivenciados, a organização de um kit hortas com materiais para serem utilizados nas atividades e um livro com propostas pedagógicas que explorem os sentidos através das artes (música, teatro, pintura) para servir de sugestão às atividades relacionadas a horta – ” Nossa Horta na Escola”. Todas as atividades vêm sendo construídas de forma coletiva e levando em consideração as peculiaridades do local. Espera-se que a horta seja, de fato, uma ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional promovendo melhoria na qualidade da alimentação escolar e indo além, construindo uma rede cada vez maior de pessoas envolvidas no projeto.