UFAM e FNDE provem Oficinas de Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), anuncia a realização das Oficinas Regionais da Agricultura Familiar para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nos meses de agosto e setembro, nos municípios de Tabatinga e Tefé, atendendo a diversos municípios. O objetivo da iniciativa é fortalecer a participação dos agricultores familiares no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), promovendo o desenvolvimento local e garantindo uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes.

As oficinas são destinadas a secretários municipais de educação, gestores da secretaria de produção, nutricionistas, agricultores familiares e suas organizações.  Profissionais e produtores que atuam diretamente com o PNAE nos municípios de Uarini, Tefé, Maraã, Jutaí, Juruá, Japurá, Fonte Boa, Carauari, Alvarães, Tonantins, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Amaturá, Itamarati, Ipixuna, Guajará, Envira e Eirunepé são convidados a participar do evento, que é gratuito.

A realização das oficinas regionais de agricultura familiar representa um passo estratégico para o fortalecimento e a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no estado do Amazonas. O encontro, que reúne gestores municipais das áreas de educação e agricultura, nutricionistas responsáveis técnicos pelo PNAE, profissionais da assistência técnica e extensão rural, representantes da Vigilância Sanitária (VISA), cooperativas e associações da agricultura familiar e agricultores individuais, tem como objetivo promover um diálogo integrado entre todos os atores envolvidos na cadeia de fornecimento de alimentos para as escolas públicas.

A oficina permitirá o aumento da participação da agricultura familiar na alimentação escolar, o que gera benefícios não só para os produtores, mas também para os alunos, que terão acesso a alimentos regionais mais saudáveis. Ou seja, a ação fortalece as cooperativas e as associações rurais, incentiva a permanência do agricultor no campo e promove a sustentabilidade econômica e social das comunidades.

Os interessados devem se inscrever até o dia 22 de agosto de 2025 por meio do formulário on-line: https://forms.gle/ZyQjgB6uQQC7eVUE8.

Notícia retirada do site da UFAM: https://ufam.edu.br/

Chamada Pública para Agricultura Familiar no PNAE 2025

A Prefeitura de Jataí, informa a abertura da Chamada Pública para o credenciamento de produtores rurais interessados em fornecer gêneros alimentícios para a alimentação escolar dos alunos da educação básica, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o ano de 2025.

Essa é uma excelente oportunidade para os agricultores familiares e empreendedores rurais de Jataí comercializarem seus produtos de forma parcelada, contribuindo diretamente para a nutrição dos estudantes da rede municipal de ensino. A aquisição será feita conforme planilha de média de valores já aprovada pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

O prazo para o credenciamento vai até o dia 31 de dezembro de 2025.

Edital completo da Chamada Pública: https://www.cacu.go.gov.br/noticia/273-chamada-publica-2025-para-compra-de-generos-alimenticios-da-agricultura-familiar

Notícia retirada do site da Prefeitura de Jataí: https://www.jatai.go.gov.br/

Prefeitura de Barreiras abre processo para aquisição de gêneros da agricultura familiar para merenda escolar

A Prefeitura de Barreiras, tornou pública a abertura do Processo Licitatório na modalidade de Inexigibilidade de Licitação e da Chamada Pública nº 002/2025, destinadas à aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, com objetivo de atender a exigência legal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de no mínimo 30% dos recursos do PNAE serem aplicados na compra de alimentos da agricultura familiar.

Entre os gêneros alimentícios que podem ser adquiridos diretamente da agricultura familiar, destacam-se produtos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes e polpas de frutas; além de carnes e derivados, sobretudo aves e bovinos minimamente processados. Também são incluídos alimentos tradicionalmente preparados de forma artesanal, como queijos, pães, biscoitos, conservas e doces caseiros, podendo, em menor proporção, incluir iogurtes com sabor e bebidas lácteas.

Os produtores interessados deverão efetuar a inscrição até o dia 22 de agosto na sede da Secretaria, localizada na Rua 19 de Maio, nº 172, Centro, ou pelo site oficial da Prefeitura de Barreiras: www.barreiras.ba.gov.br/transparencia/licitacoes.  No ato da habilitação, os fornecedores devem apresentar os documentos exigidos pelo edital, acondicionados em envelope separado da proposta, identificado externamente com razão social e endereço do proponente.

Noticia retirada do site da Prefeitura de Barreiras: https://barreiras.ba.gov.br/