CECANE UFRGS seleciona bolsista de pós-graduação para curso ead
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE/UFRGS) está selecionando profissional com vínculo regular a cursos de pós-graduação da UFRGS, para atuar em projeto contemplado no Edital SEAD/UFRGS EaD 26/2019, no desenvolvimento do curso ead “Cardápio Sustentável na Alimentação Escolar”, sendo necessário o preenchimento dos requisitos descritos em Edital.Link do edital: https://rebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/04/2019-Edital-Bolsista-MOOC.pdfResultado da seleção: https://rebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/04/Lista-resultado-MOOC-2019.pdf Matéria original: 12 de abril de 2019 Edição para resultado: 26 de abril de 2019
Acesse aqui as Ferramentas do FNDE de Apoio a(o) Nutricionista do PNAE
Estão disponíveis para download, no site do FNDE, instrumentos gratuitos e de fácil utilização, para exercício da atividade do(a) nutricionista do PNAE. São eles:
O Manual de Boas Práticas deve ser elaborado e disponibilizado em todas as unidades escolares, em atendimento à Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.
É de competência do nutricionista responsável técnico elaborar e implantar o Manual de Boas Práticas para Alimentação Escolar, com vistas ao controle higiênico sanitário nas escolas, sendo imprescindível a aplicação do manual com a responsabilidade por todos os envolvidos com a Alimentação Escolar
Assim, a ferramenta disponibilizada serve de apoio para os nutricionistas e auxilia na avaliação das práticas aplicadas e indica, a partir de uma classificação por grau de risco higiênico-sanitário, as melhorias necessárias para a garantia de alimentos mais seguros. Permite, também, aos gestores municipais e estaduais a identificar problemas comuns e definir prioridades de intervenção com base no risco higiênico-sanitário.
Os cardápios planejados e executados no PNAE devem refletir o compromisso da gestão local e dos nutricionistas na garantia do direito dos estudantes à alimentação adequada e saudável e à segurança alimentar e nutricional, atendendo às necessidades nutricionais no período em que ele permanecer na escola, contribuindo com a construção de hábitos alimentares saudáveis.
A elaboração dos cardápios da alimentação escolar é uma atribuição privativa, os quais deverão ser planejados para atender às necessidades nutricionais estabelecidas pela Resolução CD/FNDE n° 26 de 2013, de acordo com a faixa etária, a cultura e o hábito alimentar, as especificidades e o período em que o estudante permanecer na escola.
O Plan PNAE foi elaborado a partir de várias demandas dos nutricionistas da alimentação escolar pela disponibilização de uma ferramenta de fácil utilização e sem custos para o profissional, que permita o cálculo dos cardápios planejados e tem como objetivo auxiliar os nutricionistas, que atuam na alimentação escolar, na elaboração de fichas técnicas e de cardápios calculados com os valores de energia, macronutrientes e micronutrientes, conforme a determinação da legislação do PNAE.
O principal objetivo do IQ COSAN é a padronização das análises dos cardápios, não somente pela equipe técnica do FNDE, mas também por nutricionistas e demais atores que atuam no âmbito do PNAE, que desejam verificar se os cardápios elaborados atendem às diretrizes do Programa e aos pilares de uma alimentação adequada e saudável.
É um instrumento que analisa os cardápios elaborados de acordo com quatro parâmetros: a) Presença de seis grupos de alimentos (1. cereais e tubérculos; 2. feijões; 3. legumes e verduras; 4. frutas in natura; 5. leites e derivados; 6. carnes e ovos); b) Presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade; c) Diversidade semanal das refeições ofertadas; e d) Ausência de alimentos classificados como restritos, proibidos e alimentos ou preparações doces. Ao final, classifica os cardápios em Inadequado, Precisa de melhoras e Adequado.
Bom trabalho, nutricionista! Foto: Manual da nova ferramenta Plan PNAE Fonte: COSAN/FNDE
Seminário sobre alimentação escolar sustentável no RS recebe coordenadora-geral do PNAE
FNDE abre inscrições do Curso EaD para Conselheiros de Alimentação Escolar
A Coordenação Geral do Programa de Alimentação Escolar produziu um curso de formação especialmente direcionado para os conselheiros de alimentação escolar: Curso para Conselheiros de Alimentação Escolar.
Planejado para ser realizado em até 40 horas, o curso, na modalidade a distância, é dividido em quatro módulos com diferentes temáticas que contextualizam a importância do controle social no desenvolvimento de políticas públicas, apresentam o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, as atividades e atribuições do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as ferramentas de trabalho disponíveis.
O curso foi idealizado para ser desenvolvido pelo aluno sem monitoramento, com conteúdo dividido em aulas, com exercícios de fixação da aprendizagem com gabarito comentado e uma avaliação final. É um curso de fácil navegação com atividades interativas e que visa dar segurança ao conselheiro no acompanhamento da execução do PNAE.
Tem o objetivo de fortalecer o Conselho de Alimentação Escolar como instância de controle social do Programa de Alimentação Escolar por meio da ampliação da capacitação técnica dos conselheiros de alimentação escolar.
Para atingir o maior número possível de alunos foi estabelecida uma metodologia que disponibiliza turmas mensais do curso. O interessado faz a inscrição e escolhe o período conveniente para a realização. No primeiro dia útil do mês haverá uma nova turma disponível.
Para ter acesso ao curso o aluno deve antes ser cadastrado na Plataforma de Educação Corporativa do FNDE pelo endereço http://educacaocorporativa.fnde.gov.br
A Plataforma de Educação Corporativa do FNDE oferece vários cursos entre eles o para conselheiros de alimentação escolar que é identificado pelo ícone:
IMPORTANTE: Primeiro o interessado deve fazer o cadastro e login na Plataforma de Educação Corporativa do FNDE. Depois, clicar no ícone do CAE e fazer a inscrição no curso, que será liberado imediatamente para a realização!
Há turmas disponíveis no início de cada mês. Ao final do curso e depois de realizada a avaliação final, o aluno recebe um certificado.