Chamada pública- relatos sobre o PNAE

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou o edital da  chamada pública para selecionar experiências inovadoras de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia (EPCT) sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo é reunir tais experiências e informações no e-book ‘Experiências do PNAE na Rede Federal de EPCT’ .

Os interessados ​​em submeter relatos selecionados selecionar suas experiências pelo formulário disponível no link:  https://forms.gle/gE5NggYBzKEjvGAKA , até o dia 02 de agosto de 2021 , enviando um pequeno resumo mínimo (1000 e máximo 2500 caracteres), relatando o que pretende desenvolver. 

Clique aqui para mais informações.

As inscrições para a oficina de agricultura familiar e alimentação escolar estão abertas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu as inscrições para a primeira edição da série de “Oficinas Temáticas da Agricultura Familiar e Pnae”, que tem por objetivo qualificar e ampliar o processo de aquisição de produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). No total, serão realizados seis encontros virtuais de capacitação, com assuntos distintos, até o final de 2021.

A primeira oficina será realizada no dia 27 de julho, das 14h às 16h, e terá como tema: “A Agricultura Familiar e a importância da produção local”. Os interessados em participar podem realizar a inscrição aqui, onde também está disponível a programação do evento. As vagas são limitadas, para permitir maior interação e colaboração entre os participantes, mas o conteúdo gravado será divulgado posteriormente.

Agricultura familiar – Publicada em 2009, a Lei nº 11.947 determina que no mínimo 30% do valor repassado pelo FNDE a estados, municípios e Distrito Federal, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações. A aquisição dos produtos pode ser realizada por meio de chamada pública, dispensando-se, nesse caso, o procedimento licitatório.

A inclusão de gêneros da agricultura familiar no Pnae tem promovido uma importante transformação na alimentação escolar, ao permitir que alimentos saudáveis e com vínculo regional possam ser consumidos diariamente por estudantes das redes públicas de todo o Brasil. Ao mesmo tempo, garante mercado para esses produtores, o que promove o desenvolvimento econômico das comunidades.

 

Fonte: site FNDE