Skip to content

Dia: 22 de setembro de 2021

Novo episódio do podCAE já disponível!

O podCAE é uma ferramenta de formação para o CAE, em formato de áudios curtos e que surge da parceria entre o CECANE UFRGS e o FNDE. Toda quarta-feira um episódio novo!

Acesse o novo episódio aqui

Primeiro Seminário Estadual da Agricultura Familiar para o PNAE ocorre em Goiás

O FNDE promoveu, nesta terça-feira, dia 21, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o primeiro Seminário Estadual da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), voltado para o Estado de Goiás. O encontro on-line foi o primeiro de cinco eventos que serão realizados nos próximos meses.

Os seminários estaduais fazem parte de um projeto de parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Mapa, e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A capacitação é direcionada a todos os atores sociais envolvidos na temática, visando ampliar a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para o Pnae, elevando a efetividade da Lei nº 11.947/2009. O acordo tem como foco a implementação de ações conjuntas de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da segurança alimentar e nutricional, no âmbito do Pnae.

O primeiro estado a receber o seminário proveniente desse acordo é Goiás, que tem enorme potencial de oferta da agricultura familiar para a composição das refeições da alimentação escolar. Um dos objetivos do evento foi aproximar oferta e demanda, trazendo tanto a visão de quem conhece o que é produzido no estado, quanto da área técnica de nutrição, que estabelece seus cardápios com base na oferta da produção.

Agricultura familiar na alimentação escolar – A Lei nº 11.947, de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo FNDE, por meio do Pnae, deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

 

 

Fonte: FNDE