Pesquisa busca levantar o perfil dos conselheiros de alimentação escolar

Com o objetivo de aprimorar a comunicação entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e os Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) e, assim, melhorar as ferramentas de apoio ao trabalho do conselheiro, a Coordenação de Educação e Controle Social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) lançou uma pesquisa para retratar o perfil dos integrantes dos conselhos. O levantamento tem como finalidade ajudar a compreender o controle social do programa, além de criar estratégias de ação que possam dar visibilidade ao CAE, facilitando a atuação dos conselheiros junto às entidades executoras.

O questionário está disponível na plataforma FNDEForms e deve ser preenchido por conselheiros de alimentação escolar até o dia 30 de junho. A participação de todos é importante para traçar um perfil mais preciso dos integrantes dos conselhos de todo o Brasil.

 

Para conselheiros de CAEs municipais, a pesquisa está disponível no link a seguir: https://www.fnde.gov.br/fndeforms/site/formulario.php?id_aplicacao=22886.

Já para integrantes de conselhos estaduais, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: https://www.fnde.gov.br/fndeforms/site/formulario.php?id_aplicacao=22885.

Em caso de dúvidas quanto à pesquisa, é possível enviar questionamentos pelo e-mail pesquisa-cae@fnde.gov.br ou entrar em contato pelo telefone (61) 2022-5684.

 

 

Abertura da CP08/SME/CODAE/2022 – chamada pública para compra de MANTEIGA – PMSP

Está aberta na Prefeitura de São Paulo, a Chamada Pública CP08/SME/CODAE/2022 para aquisição de MANTEIGA COM SAL, da agricultura familiar e do empreendedor rural ou suas organizações, no âmbito do PNAE (Art. 14 da Lei Federal 11.947/2009).

 

O Edital pode ser acessado pelo link

Dúvidas: cp.suina@sme.prefeitura.sp.gov.br

 

Saiba mais sobre as compras da agricultura familiar pela PMSP: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/programa-de-alimentacao-escolar/agricultura-familiar-e-agroecologica/

Livro – “ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”

O livro “ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL” organizado por Flavia Schwartzman e Rosana Nogueira e publicado pela editora Memnon, foi escrito com o desejo de reforçar, ainda mais, a importância da política de alimentação escolar para o desenvolvimento dos estudantes, das comunidades e da sociedade como um todo dos diversos países que oferecem alimentação nas escolas.

Utilizando o Programa Nacional de Alimentação Escolar do Brasil (PNAE) como referência em alguns capítulos, devido à sua grande experiência e relevância no cenário mundial, ao final do livro é possível conhecer e compreender alguns dos principais elementos que um programa de alimentação escolar holístico e sustentável deve ter para poder, de fato, contribuir para o direito humano à alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional (SAN) das comunidades, e para vários dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os temas abordados no livro tornaram-se ainda mais atuais e importantes no cenário nacional em que nos encontramos, pois a alimentação escolar, a SAN da população, a promoção da alimentação saudável, as compras da agricultura familiar, entre vários outras estratégias fundamentais para o desenvolvimento sustentável de uma sociedade, encontram-se tão ameaçadas.

As autoras convidam os profissionais das áreas de nutrição, educação, agricultura, saúde, desenvolvimento social, políticas públicas, arquitetura e urbanismo, e outras pessoas que estudam, trabalham e pesquisam estes temas a conhecer este material, que esperamos possa contribuir para o fortalecimento das políticas de SAN no país e para a construção de mundo mais justo, menos desigual e mais fraterno.