PodPNAE – Episódio 16

O PodPNAE é um podcast, abordando assuntos relacionados ao PNAE, em formato de vídeo, produzido pelo CECANE UFRGS e disponibilizado no seu canal do YouTube.

O episódio 16 sobre Capacitação de merendeiro(a)s na alimentação escolar – Higiene dos alimentos está disponibilizado no link abaixo:

 

Projetos destaques da sétima edição do curso Planejamento de Ações de Educação  Alimentar e Nutricional no ambiente escolar

Confira os projetos destaques da sétima edição do curso Planejamento de Ações de Educação  Alimentar e Nutricional no ambiente escolar ofertado pelo CECANE/UFRGS em parceria com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ao total foram desenvolvidos 40 projetos na temáticas de Educação Alimentar e Nutricional sendo três destaques; os mesmos serão aplicados nos próximos anos para a comunidade escolar de suas respectivas Entidades Executoras

Para a próxima edição será ofertado 60 vagas para Entidades Executoras de todas as regiões do Brasil, o edital de seleção será publicado em abril e o curso terá início em maio de 2025.

Projeto da entidade executora de Viçosa (Minas Gerais): Educação Nutricional na Escola: Construindo Hábitos Saudáveis em Viçosa

Elaborado por: Mariana de Fátima Albuquerque Pereira e Priscila Grasióis Ladeira Silva

Projeto da entidade executora de Canoinhas (Santa Catarina): Implementação de ações de Educação Alimentar e Nutricional na rede pública municipal de Canoinhas – SC

Elaborado por: Cristiane Herbst Mota e Fabiana Freitas

Projeto da entidade executora de Capão da Canoa (Rio Grande do Sul): Caminhos da Merenda: Além do Prato – Contexto, desafios e perspectivas da Educação Alimentar e Nutricional na maior cidade do litoral norte gaúcho.

Elaborado por: Sâmira Bublitz e Tarcísio Oliveira Brambila

 

PodPNAE – Episódio 15

O PodPNAE é um podcast, abordando assuntos relacionados ao PNAE, em formato de vídeo, produzido pelo CECANE UFRGS e disponibilizado no seu canal do YouTube.

O episódio 15 é sobre Capacitação de merendeira(o)s na alimentação escolar – DTHAs e limpeza do reservatório de água.

Está disponibilizado no link abaixo:

Retificação de chamada pública de São Paulo (SP)

O Edital CP 09/SME/CODAE/2024, publicada no DOC do dia 18/10/2024, referente a aquisição dos itens abaixo para a alimentação escolar da cidade de São Paulo (SP), foi retificado, conforme o link abaixo:
ITEM A: 745.000 UN. DE SUCO DE LARANJA ORGÂNICO
ITEM B: 375.000 UN. DE SUCO MISTO DE MANGA E MAÇÃ
ITEM C: 375.000 UN. DE SUCO MISTO DE TANGERINA E MAÇA

Encontro Sul Brasileiro de Conselheiros da Alimentação Escolar – Cecane UFSC

Neste ano foram celebrados os 30 anos de instituição dos Conselhos de Alimentação Escolar, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (CECANE/UFSC) teve a honra de receber o Encontro Sul Brasileiro para Conselheiros de Alimentação Escolar. O encontro teve como objetivo, oportunizar a ampliação desse protagonismo, enquanto sujeitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, tendo mesas de diálogo e atividades práticas, de modo a compartilhar experiências de atuação na Região Sul e fortalecer o controle social no Programa.

A abertura do encontro foi realizada pela professora Cristine Garcia Gabriel, coordenadora de gestão do CECANE UFSC. A mesa foi composta também pelas representantes da Coordenação de Apoio ao Controle Social (COACS) do FNDE, Maria de Fátima Ferreira Menezes e Tainá Amélia Santana Marchewicz e por representante do CECANE PR, professora Regina Maria Ferreira Lang e, remotamente, pela professora Luciana Dias de Oliveira e pela agente do PNAE, Amanda S. Sperb, do CECANE UFRGS.

A programação contou com temas como: o papel do CAE no PNAE, destacando os informes e atualizações normativas, a atuação do CAE como estratégia de controle social no PNAE. Também foram apresentados relatos de experiências de CAEs, em que representantes dos municípios de Pomerode/SC, Balsa Nova/PR e Londrina/PR compartilharam relatos de suas experiências e compartilharam as especificidades de suas organizações, suas fortalezas e também estratégias para o desenvolvimento das atribuições dos conselhos. Na sequência, foram exibidos vídeos dos relatos recebidos dos municípios gaúchos de Cachoeirinha e Xangri-lá. Para finalizar, ocorreu uma atividade prática com orientações para análise de cardápios do PNAE pelo CAE e uma roda de conversa sobre os desafios e estratégias do CAE.

4ª Oficina Regional da Agricultura Familiar para o PNAE em Comunidades Quilombolas – Cecane UFRN

Apresentando os registros da 4ª Oficina Regional da Agricultura Familiar para o PNAE em Comunidades Quilombolas que aconteceu na cidade de Pedro Avelino/RN, com visita à comunidade remanescente de Aroeira. O objetivo dessa visita foi realizar um levantamento da oferta e demanda de alimentos da agricultura familiar em comunidades quilombolas para a alimentação escolar.

Nossas agentes @gerlanebezerra e @joelma_erika discutiram sobre a importância da inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar e como fazer para que esses agricultores participem das chamadas públicas, demonstrando quais os principais entraves e as possíveis soluções para aumentar o percentual de participação desses alimentos.

Foi uma experiência enriquecedora e mostramos aos municípios convidados que é possível ter alimentos da sociobiodiversidade no cardápio escolar, sobretudo da produção quilombola.

3ª Oficina Regional da Agricultura Familiar para o PNAE em Comunidades Quilombolas – Cecane UFRN

Apresentando os registros da 3ª Oficina Regional da Agricultura Familiar para o PNAE em Comunidades Quilombolas que aconteceu na cidade de Portalegre/RN, com visita à comunidade remanescente do Sítio Pega. O objetivo dessa visita foi realizar um levantamento da oferta e demanda de alimentos da agricultura familiar em comunidades quilombolas para a alimentação escolar.

Nossas agentes @gerlanebezerra e @joelma_erika discutiram sobre a importância da inserção dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar e como fazer para que esses agricultores participem das chamadas públicas, demonstrando quais os principais entraves e as possíveis soluções para aumentar o percentual de participação desses alimentos.

Foi uma experiência enriquecedora e mostramos aos municípios convidados que é possível ter alimentos da sociobiodiversidade no cardápio escolar, sobretudo da produção quilombola.

Atividades de assessoria e monitoramento – Cecane UNIRIO

O Cecane UNIRIO conduziu atividades de assessoria e monitoramento no estado do Rio de Janeiro e em alguns municípios entre maio a setembro de 2024. As ações foram realizadas de forma remota em algumas escolas e presencial em outras, abrangendo os municípios de Nova Iguaçu, Piraí, Seropédica, Itatiaia, Araruama, Tanguá, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra.

Feira Interinstitucional Agroecológica na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT – UFG) – Cecane UFG

No dia 25 de julho, o Cecane UFG apoiou e marcou presença na Feira Interinstitucional Agroecológica na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (FANUT – UFG), em Goiânia-GO. A feira reuniu agricultores e agricultores familiares agroecológicos que disponibilizaram seus produtos, tais como doces, compotas, pimentas, produtos com pequi, além de hortaliças e doces. O projeto @feiraagroecologicassan tem um papel muito importante na promoção e fortalecimento de uma alimentação adequada e saudável, sustentável e agroecológica.

Encontro Compras públicas para Alimentação Escolar entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (PCTs): por onde avançar? – Cecane UFG

Como nossas atividades não param, na última semana, nos dias 27 e 28 de maio, nossa Vice – Coordenadora Gessica Mércia marcou presença no ‘Encontro Compras públicas para Alimentação Escolar entre povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (PCTs): por onde avançar?’, em Brasília, DF. O Encontro contou com a presença de indígenas, quilombolas, povos e comunidades tradicionais, juntamente com Cecanes, organizações da sociedade civil e gestores(as) públicos. O evento foi muito importante para promover e fortalecer uma Alimentação Escolar de qualidade. Além de servir para aprender com experiências exitosas e identificar desafios que impedem o avanço na execução das diretrizes do Pnae no que tange os PCTs. Ao final, um documento de recomendações foi apresentado às autoridades presentes e também será apresentado ao Governo Federal buscando avanço no fortalecimento dos PCTs nesta importante Política Pública!