Neste ano foram celebrados os 30 anos de instituição dos Conselhos de Alimentação Escolar, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (CECANE/UFSC) teve a honra de receber o Encontro Sul Brasileiro para Conselheiros de Alimentação Escolar. O encontro teve como objetivo, oportunizar a ampliação desse protagonismo, enquanto sujeitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, tendo mesas de diálogo e atividades práticas, de modo a compartilhar experiências de atuação na Região Sul e fortalecer o controle social no Programa.
A abertura do encontro foi realizada pela professora Cristine Garcia Gabriel, coordenadora de gestão do CECANE UFSC. A mesa foi composta também pelas representantes da Coordenação de Apoio ao Controle Social (COACS) do FNDE, Maria de Fátima Ferreira Menezes e Tainá Amélia Santana Marchewicz e por representante do CECANE PR, professora Regina Maria Ferreira Lang e, remotamente, pela professora Luciana Dias de Oliveira e pela agente do PNAE, Amanda S. Sperb, do CECANE UFRGS.
A programação contou com temas como: o papel do CAE no PNAE, destacando os informes e atualizações normativas, a atuação do CAE como estratégia de controle social no PNAE. Também foram apresentados relatos de experiências de CAEs, em que representantes dos municípios de Pomerode/SC, Balsa Nova/PR e Londrina/PR compartilharam relatos de suas experiências e compartilharam as especificidades de suas organizações, suas fortalezas e também estratégias para o desenvolvimento das atribuições dos conselhos. Na sequência, foram exibidos vídeos dos relatos recebidos dos municípios gaúchos de Cachoeirinha e Xangri-lá. Para finalizar, ocorreu uma atividade prática com orientações para análise de cardápios do PNAE pelo CAE e uma roda de conversa sobre os desafios e estratégias do CAE.