Oficinas Regionais de Agricultura CECANE UFAM

O CECANE UFAM realizou, nos meses de novembro e dezembro de 2024, Oficinas Regionais de Agricultura nos municípios de Manaus e Paratins do estado do Amazonas.

Abaixo, os relatos das experiências:

 

Oficina Regional da Agricultura familiar para a boa execução do PNAE – POLO MANAUS.

No dia 13 de dezembro de 2024 o CECANE UFAM, em parceria com o FNDE, promoveu no município de Manaus/AM a Oficina Regional da Agricultura Familiar para boa execução do PNAE – POLO MANAUS, que teve como objetivo possibilitar a discussão sobre a demanda e oferta da agricultura familiar para alimentação escolar para o bom atendimento da Resolução do PNAE, sobretudo o preconizado pelo Art. 14 da Lei n° 11.947/2009 e Resolução CD/FNDE nº 06/2020 e suas alterações.

Foram abordados na oficina a relação da agricultura familiar e alimentação, e o processo de chamada pública para o PNAE com ênfase na chamada pública para indígenas, quilombolas e povos tradicionais, bem como houve momentos de compartilhamento de experiências entre os municípios participantes. Participaram da oficina 26 atores sociais (agricultores familiares, nutricionistas, representantes da Secretaria municipal de Educação, Técnico de extensão Rural, e entre outros) dos seguintes municípios do estado do Amazonas: Manaus, Itacoatiara, Iranduba, Careiro, Autazes, Maués, Uarini, Maraã, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Itamarati e Manaquiri.

 

Oficina Regional da Agricultura familiar para a boa execução do PNAE – POLO PARINTINS.

No dia 22 de novembro de 2024 o CECANE UFAM, em parceria com o FNDE, promoveu no município de Parintins/AM a Oficina Regional da Agricultura Familiar para boa execução do PNAE – POLO PARINTINS, que teve como objetivo possibilitar a discussão sobre a demanda e oferta da agricultura familiar para alimentação escolar para o bom atendimento da Resolução do PNAE, sobretudo o preconizado pelo Art. 14 da Lei n° 11.947/2009 e Resolução CD/FNDE nº 06/2020 e suas alterações.

Foram abordados na oficina a relação da agricultura familiar e alimentação, e o processo de chamada pública para o PNAE com ênfase na chamada pública para indígenas, quilombolas e povos tradicionais, bem como houve momentos de compartilhamento de experiências entre os municípios participantes. Participaram da oficina 33 atores sociais (agricultores familiares, nutricionistas, representantes da Secretaria municipal de Educação e Secretaria de Produção e Abastecimento, Técnico de extensão Rural, e entre outros) dos seguintes municípios do estado do Amazonas: Parintins, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista dos Ramos.